ECO do Dinheiro. Os preços da gasolina e do gasóleo vão subir mais?

A cotação do barril de petróleo chegou esta semana aos 89 dólares por barril em Londres esta semana, o valor mais alto em sete anos.

  • Os preços da gasolina e do gasóleo vão subir mais? Veja o vídeo:

A cotação do barril de petróleo subiu esta semana até aos 89 dólares por barril em Londres, o valor mais alto em sete anos, perante a escassez dos stocks e o crescimento das tensões geopolíticas.

A matéria-prima custava cerca de 55 dólares por barril há um ano, aumentando perto de 60%. Uma evolução que impulsionou também o preço dos produtos destilados, como os combustíveis que usamos nos automóveis.

No espaço de um ano, o preço médio do gasóleo simples em Portugal Continental aumentou 25%, de 1,28 para 1,60 euros por litro. A gasolina simples saltou de 1,45 euros para 1,74 euros por litro, mais 20%. Os dados são da Direção-Geral de Geologia e Energia.

Mas será que vão ficar ainda mais caros?

A fixação dos preços na semana seguinte depende do comportamento dos mercados de derivados do petróleo na Europa durante a semana anterior. Tendo em conta que o petróleo continua a subir, é provável que a próxima semana traga novos aumentos.

Olhando para o médio prazo, há quem veja mais subidas no horizonte. É o caso do banco de investimento Goldman Sachs, que prevê agora que a matéria-prima chegue aos 100 dólares no terceiro trimestre, com a procura a crescer mais depressa que a oferta.

Outros analistas consideram que a cotação tenderá a estabilizar num patamar mais baixo, à medida que a produção é reforçada, sobretudo nos países fora da OPEP, como os Estados Unidos.

Mas há que ter em conta também os fatores geopolíticos. Novos episódios de tensão no Médio Oriente ou uma invasão da Ucrânia pela Rússia poderão impulsionar ainda mais os preços.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

ECO do Dinheiro. Os preços da gasolina e do gasóleo vão subir mais?

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião