Nas notícias lá fora: Apple, chips e vacinas contra a Covid

  • ECO
  • 25 Janeiro 2022

A Apple foi multada em 5 milhões de euros pelo regulador holandês, enquanto a Meta vai construir um supercomputador de IA. Vacinas contra a Covid podem render 75.000 milhões às grandes farmacêuticas.

A pandemia continua a marcar a atualidade, com uma consultora a estimar que as vacinas contra a Covid vão render 75 mil milhões de euros às grandes farmacêuticas só este ano. Ao mesmo tempo, a Hyundai acredita que a escassez global de chips vai diminuir no segundo trimestre. No plano empresarial, a Apple foi multada em cinco milhões de euros pelo regulador holandês devido às condições exigidas na App Store, enquanto a Meta anunciou que vai construir um supercomputador de inteligência artificial.

El Economista

Farmacêuticas faturam 75.000 milhões de euros este ano com a vacina contra a Covid

As vacinas contra a Covid vão render cerca de 75.000 milhões de euros às grandes farmacêuticas este ano. É um aumento de 29% face ao montante faturado em 2021, de acordo com as estimativas realizadas pela consultora Airfinity. As projeções partem da análise de mercado das grandes farmacêuticas ocidentais com vacinas aprovadas, excluindo o mercado chinês e as exportações das empresas da China. Entre as seis farmacêuticas analisadas (Pfizer /BioNTech, Moderna, Novavax, AstraZeneca, a Gamaleya, fabricante da Sputnik V, e Johnson & Johnson), a norte-americana Pfizer é a que deverá faturar mais com este negócio, com a consultora a estimar vendas na ordem dos 37,77 mil milhões de euros, um aumento de 13,6% face ao período homólogo.

Leia a notícia completa no El Economista (acesso livre, conteúdo em espanhol)

Financial Times

Escassez global de chips vai diminuir no segundo trimestre, diz Hyundai

A Hyundai Motor prevê que as suas vendas cresçam entre 13 a 14% este ano, estimando que a produção vai recuperar nos primeiros seis meses de 2022 e que a escassez global de chips, que afetou em larga medida a indústria automóvel, vai diminuir a partir do segundo trimestre. “A escassez de chips continuará no primeiro trimestre por causa da disseminação da variante Ómicron e dos esforços das empresas para garantir a produção. Mas uma melhoria gradual é esperada no segundo trimestre até que o fornecimento de chips se normalize no terceiro trimestre”, afirmou Kang-hyun, diretor financeiro da fabricante sul-coreana.

Leia a notícia completa no Financial Times (acesso condicionado, conteúdo em inglês)

Euronews

Países Baixos multam Apple em cinco milhões por condições da App Store

A Autoridade para os Consumidores e Mercados dos Países Baixos aplicou uma multa de cinco milhões de euros à Apple, pelas condições exigidas na App Store, impondo um sistema de pagamento único aos fornecedores de aplicações de encontros. Após uma investigação, o regulador holandês concluiu que a multinacional tecnológica norte-americana não cumpre os requisitos do país, por não adequar os termos e condições gerais da sua App Store (loja virtual onde se pode obter aplicações para instalar nos dispositivos), aos sistemas de pagamento mínimo estabelecidos pela Autoridade para os Consumidores e Mercados. Os fornecedores de aplicações devem ter a opção de encaminhar os seus usuários para opções de pagamento fora da aplicação, porém, atualmente, só é possível demonstrar o “interesse” em usar outros sistemas de pagamento.

Leia a notícia completa na Euronews (acesso livre, conteúdo em inglês)

Bloomberg

Trabalhadores britânicos precisam de aumentos de 8% para acompanhar estilo de vida

Os trabalhadores do Reino vão precisar de aumentos salariais na ordem dos 8% em média, este ano para compensar os aumentos dos custos de energia, aumentos de impostos e a inflação. As estimativas são do Tony Blair Institute for Global Change, que revela que os trabalhadores mais desfavorecidos vão precisar de um aumento salarial de 10% para acompanhar a subida das rendas.

Leia a notícia completa na Bloomberg (acesso condicionado, conteúdo em inglês)

The Verge

Meta anuncia supercomputador de IA que vai ser o mais rápido do mundo

A Meta anunciou a construção do AI Research SuperCluster (RSC), um supercomputador de inteligência artificial que, de acordo com as suas previsões, será o mais rápido do mundo, quando estiver acabado em meados do ano. Os investigadores da empresa proprietária da Facebook e Instagram já começaram a utilizar o RSC para treinar grandes modelos de processamento da linguagem natural – comunicação máquina e humana através de línguas – e visão artificial para investigação, com o objetivo de treinar algum dia com a utilização de biliões de parâmetros. O RSC vai ajudar os investigadores de inteligência artificial (IA) da Meta a criar novos e melhores modelos que possam aprender de milhões de exemplos, trabalhar em centenas de idiomas diferentes, analisar texto, imagens e vídeo até à perfeição, desenvolver novas ferramentas de realidade aumentada e muito mais, segundo a empresa.

Leia a notícia completa na The Verge (acesso livre, conteúdo em inglês).

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Nas notícias lá fora: Apple, chips e vacinas contra a Covid

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião