Wall Street continua volátil com dados económicos a pesar no sentimento

Tal como tem acontecido nos últimos dias, os mercados experienciam alta volatilidade, com vários fatores a influenciar o sentimento dos investidores, principalmente dados da despesa salarial em 2021.

A última sessão da semana arranca muito volátil em Wall Street, como já tem sido habitual nos últimos dias. Os investidores estão a digerir novos dados económicos, mas também os resultados de algumas empresas e as tensões militares entre a Ucrânia e a Rússia.

Segundo dados revelados esta sexta-feira, a despesa dos consumidores norte-americanos caiu 0,6% em dezembro, sugerindo que a economia deverá ter perdido gás no início deste ano. Já a inflação anual aumentou ao ritmo mais acelerado desde o início dos anos 1980. Mas são mesmo os custos das empresas com salários que estão a condicionar as negociações, com o Departamento do Trabalho a apontar para um crescimento de 4% nos gastos salariais das empresas em 2021, o ritmo de crescimento mais acelerado em duas décadas.

“É razoável pensar que é improvável que o crescimento dos salários volte a acelerar drasticamente. Enquanto isso, este relatório alivia a pressão imediata sobre o FOMC [comité de política monetária da Fed] para agir de forma agressiva”, apontou Ian Sheperdson, economista-chefe da Pantheon Macroeconomics, citado pela CNBC.

O industrial Dow Jones cai 0,07%, no arranque desta sessão, para 34.135,24 pontos. Já o financeiro S&P 500 subia 0,22% para 4.336,19, enquanto o Nasdaq ganhava 0,63%, para 13.436,71 pontos, no entanto, acabaram os dois por inverter a tendência e registam agora perdas expressivas.

Esta é também a penúltima sessão do mês, que termina na segunda-feira. O Nasdaq está a caminhar para o pior mês desde outubro de 2008 e o pior primeiro mês do ano de todos os tempos, e o S&P 500 poderá ter o mês mais fraco desde março de 2020 e o janeiro mais fraco de sempre. Já o Dow pode ter o pior mês desde março de 2020 e o pior janeiro desde 2009.

A Apple destaca-se pela positiva em Wall Street, ao subir 2,75%, para 163,60 dólares. A marca da maçã apresentou resultados fortes, que mostraram vendas recordes de iPhones.

Por outro lado, a Chevron cai 3,58%, para 130,54 dólares, depois de não atingir as expectativas de lucros que os analistas de Wall Street tinham para o ano passado.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Wall Street continua volátil com dados económicos a pesar no sentimento

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião