António Costa infetado com Covid-19. Está em isolamento

  • ECO
  • 1 Fevereiro 2022

O primeiro-ministro e secretário-geral do PS testou esta terça-feira positivo à Covid-19. António Costa está assintomático e vai cumprir isolamento de sete dias.

O primeiro-ministro e secretário-geral do PS testou positivo à Covid-19, avançou a RTP1 (acesso livre) e confirmou fonte oficial do Governo. O teste foi realizado esta terça-feira e surge depois de terminada a campanha e de uma noite eleitoral de festa. António Costa está em isolamento.

O primeiro-ministro efetuou hoje [terça-feira, 1 de fevereiro] um autoteste de rotina à Covid-19 tendo tido um resultado positivo. Esse resultado foi já confirmado por um teste antigénio”, adiantou o gabinete do primeiro-ministro, num curto comunicado, enviado aos jornalistas.

O gabinete do primeiro-ministro adianta ainda que António Costa “está sem sintomas” e vai cumprir “um período de isolamento de sete dias”, tendo já dado conhecimento do seu estado ao Presidente da República. Recorde-se que Marcelo Rebelo de Sousa convocou para esta terça e quarta-feira um conjunto de audições com os partidos que asseguraram a representação parlamentar nas eleições legislativas de domingo, tendo em vista a indigitação do primeiro-ministro.

O PS alcançou a maioria absoluta nas legislativas de domingo, tendo eleito 117 deputados, e atingindo uma vantagem superior a 13 pontos percentuais sobre o PSD, numa eleição que consagrou o Chega como a terceira força política. A festa socialista foi celebrada no hotel Altis, em Lisboa, numa sala cheia de apoiantes (com máscara) e depois de uma campanha eleitoral marcada por arruadas, ainda que de menor dimensão face a campanhas anteriores.

Recorde-se que António Costa já tinha estado por duas vezes em isolamento profilático, por ter tido contactos de risco, sendo que esta foi a primeira vez que testou positivo. Em dezembro de 2020, depois de ter estado em contacto com o presidente francês Emmanuel Macron enquanto este estava infetado, Costa foi obrigado a um isolamento profilático de 14 dias, tendo passado o Natal sozinho em São Bento. Já em maio do ano passado, Costa esteve em isolamento profilático durante 10 dias, depois de um membro do seu gabinete ter positivo ao SARS-CoV-2.

(Notícia atualizada pela última vez às 15h09)

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

António Costa infetado com Covid-19. Está em isolamento

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião