Costa em isolamento profilático após caso de Covid-19 de membro do seu gabinete

O primeiro-ministro foi posto em quarentena depois de ter estado em contacto com uma pessoa infetada. Testou negativo à Covid-19 e tem a vacinação completa.

O primeiro-ministro está em “confinamento profilático” por indicação das autoridades de saúde. Um membro do seu gabinete testou positivo à Covid-19, forçando a imposição de uma quarentena a António Costa, apesar de este já ter a vacinação completa. Costa testou negativo.

“Em virtude de ter estado em contacto com um membro do Gabinete que veio a ser um caso confirmado positivo à Covid-19, e não obstante já ter as duas doses da vacina há mais de mês e meio e de ter cumprido as regras de distanciamento físico e uso de máscara, o primeiro-ministro está a cumprir um período de confinamento profilático determinado pelas autoridades de saúde”, lê-se num comunicado enviado a partir de São Bento.

De acordo com a nota do Governo, António Costa, além do teste negativo, “está sem quaisquer sintomas”. Por isso, “manterá toda a atividade executiva à distância”.

O primeiro-ministro português já tinha sido testado à Covid-19 na segunda-feira, depois de ter estado em contacto com o homólogo luxemburguês, Xavier Bettel, que testou positivo no domingo. O resultado do teste também foi negativo.

Esta não é a primeira vez que António Costa é obrigado a estar em isolamento desde a chegada da pandemia. Em dezembro, depois de ter estado em contacto com o presidente francês Emmanuel Macron enquanto este estava infetado, Costa foi obrigado a um isolamento profilático de 14 dias, tendo passado o Natal sozinho em São Bento.

(Notícia atualizada pela última vez às 12h43)

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Costa em isolamento profilático após caso de Covid-19 de membro do seu gabinete

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião