Multinacional Recipharm compra portuguesa GenIbet

A GenIbet participou no desenvolvimento do projeto da vacina contra a Febre Tifoide, e forneceu também os lotes iniciais de RNA mensageiro usados pela Moderna em ensaios clínicos de várias vacinas.

A portuguesa GenIbet foi adquirida pela multinacional farmacêutica Recipharm, empresa de serviços e de desenvolvimento e produção de medicamentos para as indústrias farmacêutica e de biotecnologia, segundo anunciaram esta terça-feira. A transação, cujo valor não é revelado, vai “valorizar a investigação realizada pelos cientistas portugueses”.

Com esta aquisição, a GenIbet poderá “colher de imediato os benefícios gerados pela entrada de um novo acionista com forte presença nos mercados internacionais e com assinaláveis capacidades técnicas e industriais”, salienta a empresa em comunicado. Além disso, “beneficiará Portugal em diversos níveis — investigação, emprego qualificado e o que isso significa para as universidades nacionais — além de representar investimento direto estrangeiro”, sublinham.

A GenIbet participou no desenvolvimento e produção do projeto da vacina contra a Febre Tifoide, sendo que forneceu também os lotes iniciais de RNA mensageiro usados pela Moderna nos ensaios clínicos de várias vacinas. Desta forma, a “investigação conduzida pela GenIbet contribuiu para o desenvolvimento da tecnologia mRNA utilizada com êxito no combate à pandemia”, sinalizam.

O capital da empresa portuguesa era detido pelo iBet (49,66%), Medinfar (25,30%), Nutrinveste (12,88%), e Pentafar (11,15%), mas passa agora na totalidade para o controlo da Recipharm. “A GenIbet é um player líder nesta área e, por isso, estamos orgulhosos em trazê-la para o universo da Recipharm”, aponta o CEO da empresa, Marc Funk, citado em comunicado.

A GenIbet teve um volume de negócios de 13 milhões de euros em 2021. A CEO da empresa portuguesa diz estar “muito satisfeita com o horizonte que agora se abre, ou seja, na possibilidade de a GenIbet desempenhar um papel relevante num futuro focado em produtos biológicos da Recipharm”.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Multinacional Recipharm compra portuguesa GenIbet

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião