Descarbonização dos transportes é “impossível” sem biocombustíveis

  • Lusa
  • 2 Fevereiro 2022

Associação de Bioenergia Avançada diz que biocombustíveis são solução rápida, eficaz e inclusiva para descarbonizar transportes, pois “não [é necessário] mudar de carro nem novas infraestruturas".

A secretária-geral da Associação de Bioenergia Avançada (ABA), Ana Calhôa, considerou que os biocombustíveis são essenciais para a descarbonização dos transportes, por serem uma solução rápida e de acesso a todos, que permite reduzir emissões em cerca de 80%.

“O essencial é começarmos a reduzir o consumo que temos de combustíveis fósseis e substituí-los por outras fontes de energia e aí entra também a bioenergia avançada na incorporação dos combustíveis fósseis”, defendeu Ana Calhôa, em entrevista à Lusa.

A ABA, criada em 2019 para representar desde produtores de biocombustíveis (produzidos através de resíduos) até transformadores de resíduos, defende que a bioenergia avançada seja incluída como uma das soluções para a descarbonização do setor dos transportes.

“A promoção da bioenergia avançada é essencial nos biocombustíveis, para a descarbonização. Sem eles acho que é impossível fazê-la porque há várias soluções e algumas delas precisam ainda de muito tempo”, considerou a secretária-geral da ABA.

Ana Calhôa referiu que a neutralidade carbónica, para a qual a União Europeia estabeleceu como meta o ano de 2050, só será alcançada tendo em consideração as várias soluções que existem e defendeu que os biocombustíveis são uma das mais rápidas, eficazes e inclusivas.

“Não necessitamos de mudar de carro, não necessitamos de novas infraestruturas e conseguimos a descarbonização nos transportes, ou seja, damos acesso a que seja possível que todos nós sejamos sustentáveis e eu acho que isso é uma vantagem enorme, enquanto esperamos por outras soluções”, argumentou.

A responsável sublinhou que os biocombustíveis conseguem reduzir as emissões de carbono em cerca de 83% face aos combustíveis fósseis, pelo que, quanto maior a sua incorporação, mais rápido se conseguirá atingir a neutralidade carbónica.

Para a aposta na bioenergia avançada, Ana Calhôa destacou a importância da transposição da nova Diretiva das Energias Renováveis para a legislação nacional, que deveria ter entrado em vigor a no dia 1 de janeiro deste ano, mas que, segundo a responsável da ABA, “irá para consulta pública em breve”. “Aí, sim, vão ser definidas concretamente as metas, vão ser definidas uma série de linhas e caminhos com os quais Portugal vai fazer a sua transição energética”, explicou Ana Calhôa.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Descarbonização dos transportes é “impossível” sem biocombustíveis

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião