Lucro do Abanca duplica para 323 milhões de euros em 2021

Banco espanhol viu os lucros aumentarem 100% no ano passado, com o ritmo de produção a superar os níveis pré-pandemia. Volume de negócios excedeu os 108 mil milhões de euros.

Depois de uma queda abrupta dos lucros em 2020, o Abanca recuperou e viu o resultado líquido duplicar para 323,3 milhões de euros em 2021. Em comunicado, o banco espanhol refere que foi um ano “marcado pela melhoria da rentabilidade estrutural e pelos progressos realizados em matéria de sustentabilidade”, apesar de todo o contexto de “grande complexidade” provocado ainda pela pandemia.

O resultado líquido obtido em 2021 foi sustentado pelo aumento de 6,2% das receitas recorrentes. A margem recorrente subiu 33,1% para 241 milhões de euros e a incorporação do Bankoa e do negócio do Novo Banco em Espanha também contribuíram para melhorar a rentabilidade estrutural. O volume de negócios excedeu os 108 mil milhões de euros depois de registar um crescimento anual de 18,8%.

Em 2021, lê-se no comunicado, a atividade do Abanca “recuperou os níveis pré-crise nas principais linhas de negócio”. Aqui, a instituição destaca que as formalizações de crédito à habitação cresceram 40,9%, as formalizações de crédito a empresas e particulares 9,5%, as subscrições líquidas de fundos de investimento triplicaram e o volume gerido através do serviço de gestão discricionária de carteiras duplicou no exercício.

Portugal “registou também uma evolução positiva, ultrapassando as previsões estabelecidas para o ano: as formalizações de crédito à habitação foram 58% superiores ao objetivo e as captações de recursos fora do balanço ficaram 26% acima do esperado”, refere o comunicado.

As subscrições líquidas de fundos de investimento triplicaram em relação a 2019 devido a ações como o lançamento de produtos sustentáveis e o serviço de gestão discricionária de carteiras. O rácio de capital total foi de 16,9% e o excedente sobre os requisitos regulatórios foi de 1.527 milhões de euros.

O Abanca alcançou mais de 1,1 milhões de utilizadores no final de 2021, com as transações online a representarem 69,9% do total.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Lucro do Abanca duplica para 323 milhões de euros em 2021

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião