Novobanco completa venda da sucursal de Espanha ao Abanca

O banco liderado por António Ramalho fechou a venda da operação em Espanha ao grupo Abanca. Negócio pelo "preço simbólico de um euro" inclui dez agências e a transferência de 172 trabalhadores.

O Novobanco anunciou esta terça-feira, num comunicado enviado à Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM), a conclusão do processo de venda da sucursal em Espanha ao grupo Abanca, que tinha sido anunciado no início de abril.

“Este é mais um marco relevante no processo de desinvestimento de ativos e operações não-core, nomeadamente contribuindo para uma redução da complexidade da estrutura e dos custos e permitindo ao Novobanco prosseguir a sua estratégia de reafetação de recursos à atividade bancária em Portugal”, refere a instituição.

O banco liderado por António Ramalho ressalva ainda neste comunicado que a “conclusão desta transação não tem impacto material no resultado líquido esperado de 2021 e repercute-se num incremento da posição de capital em cerca de 40 pontos base no Common Equity Tier 1 ratio de 10,9% a 31 de setembro de 2021″.

O acordo inclui dez agências, a transferência de 172 trabalhadores e a passagem de 1,6 mil milhões de euros de ativos e cerca de 2 mil milhões de euros de passivos, com o grupo de origem galega a pagar “o preço simbólico de um euro”, de acordo com o relatório da Comissão de Acompanhamento do Novobanco, que considerou que a venda poderia ser melhor se o banco tivesse esperado por melhor altura para a alienação.

O presidente do Abanca, Juan Carlos Escotet Rodríguez; António Ramalho, CEO do Novobanco, e Francisco Botas, CEO do Abanca.

Numa nota enviada às redações, a instituição financeira liderada por Francisco Botas, que em 2018 adquiriu o Deutsche Bank PCB e comprou à Caixa Geral de Depósitos o seu banco em Espanha (o Banco Caixa Geral), sublinha que “a aquisição, que representa a integração contabilística do negócio adquirido, apresenta um baixo risco de execução e mínimo consumo de capital”.

Com esta operação, que “robustece o posicionamento do Abanca em Espanha, muito especialmente em Madrid”, o grupo supera os 107 mil milhões de euros de volume de negócios e “reforça os segmentos estratégicos de banca privada e pessoal e empresas, neste último caso, especialmente na atividade fora do balanço e no estrangeiro”.

Aval político e potencial nos seguros

A operação de compra e venda do negócio do banco português em Espanha foi dada como terminada depois de, no país vizinho, terem sido recebidas as autorizações do Ministério de Assuntos Económicos e Transformação Digital e da Comissão Nacional dos Mercados e Concorrência. Porém, em termos operacionais só vai ficar concluída no último trimestre de 2022 com a concretização do processo de integração tecnológica.

Em termos de negócio, o Abanca confia que esta aquisição vai trazer “potencial de crescimento em linhas como o negócio segurador”, sublinhando que esta atividade está em “pleno crescimento” no seio do grupo espanhol, depois do relançamento da companhia de Vida e da criação do Abanca Seguros Generales, em conjunto com o Crédit Agricole Assurances, que já lançaram os seus primeiros produtos.

Já os clientes do Novobanco, completa, vão “beneficiar de mais capacidades tecnológicas, atenção pessoal numa rede de 631 agências em Espanha e 686 em todo o mundo, acesso a 1.145 caixas automáticas próprias e outras 14.500 fruto dos acordos com a Euro 6000 e outras entidades financeiras, especialização em segmentos como empresas, banca privada e pessoal, seguros, agro, mar e crédito ao consumo, maior diversificação do catálogo de produtos e presença internacional em 11 países da Europa e América”.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Novobanco completa venda da sucursal de Espanha ao Abanca

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião