Porque é que o BCE (ainda) não subiu juros? É o trauma de 2011premium

11 anos depois de ter aumentado os juros para combater a subida do preço da energia, o Banco Central Europeu não quer cair no mesmo erro. A questão é complexa, mas esta é uma das razões para a inação.

O Banco Central Europeu (BCE) pode vir a subir os juros este ano, mas o "trauma" de 2011 não sai da cabeça dos decisores.Christine Lagarde não repetiu a ideia de que seria improvável uma subida em 2022 e remeteu mais pistas para a reunião de março onde haverá novas projeções do staffdo BCE para a taxa de inflação de médio prazo. "Acreditem em mim: assim que for necessário e as [três] condições forem cumpridas, nós iremos agir porque é o nosso dever e devemos fazê-lo", disse a francesa, após a última reunião do conselho de governadores (onde está Mário Centeno, governador do Banco de Portugal). Mas há um "trauma" que está na mente dos governadores dos bancos centrais da Zona Euro durante este período de níveis elevados de inflação:em 2011, também à saída de uma crise, o BCE liderado

Assine para ler este artigo

Aceda às notícias premium do ECO. Torne-se assinante.
A partir de
5€
Veja todos os planos

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.