Vida-poupança: Unit-linked cresce 23,5% em Espanha e 39% em França
A aceitação de risco pelos tomadores de seguros não é caso único de Portugal. Os mercados mais estáveis de Espanha e França registaram igualmente crescimentos significativos.
Face às baixas rentabilidades oferecidas pelas soluções de poupança mais tradicionais, a adesão aos seguros de Vida ligados a investimento – na gíria os unit-linked ou aforro subscrito em unidades de conta – registou forte dinâmica em Portugal, evidenciando também amplo contágio entre aforradores espanhóis e franceses.
Em Espanha, dados da Unespa (associação empresarial que reúne perto de 200 seguradoras e resseguradores) destacam os unit-linked, em que o tomador do seguro assume risco no investimento, como os que tiveram melhor comportamento nos recursos geridos pelas seguradoras, ao crescerem 23,47% para 19,6 mil milhões de euros.
No fecho de 2021, os recursos geridos pelas seguradoras (Vida) em Espanha totalizava 195,72 mil milhões de euros, mais 0,83% do que no final de 2020. Acrescentando os planos de pensões geridos pelas companhias (cerca de 61,85 mil milhões, ou mais 28,1% em variação anual), os recursos totais sob gestão do setor em Espanha totalizavam aproximadamente 257,57 mil milhões de euros (+4,3% do que no ano anterior), mostram os dados da Unespa.
Já em França, onde a federação de seguros assinalou números históricos no setor de Vida, o mercado celebra legislação recentemente aprovada pelo ministro Bruno Le Maire (Economia e Finanças) para promover transparência e melhor legibilidade da informação escrita nos contratos dos seguros de Vida e soluções Poupança.
A recém-designada France Assureurs (anteriormente designada FFA) refere-se a um ano recorde, tanto em subscrições como em entregas feitas pelos aforradores. O montante de cotizações no seguro de Vida alcançou uns históricos 151,1 mil milhões de euros, enquanto a coleta somou 23,7 mil milhões, um valor inédito desde 2010.
Nos produtos ligados a investimento, nomeadamente UC (unidades de conta, aceção mais comum na francofonia), o montante angariado em cotizações atingiu 58,5 mil milhões, crescendo 34,7 mil milhões de euros as entradas que reforçaram a aposta dos aforradores, igualmente montantes nunca antes alcançados. A dinâmica deveu-se muito ao sucesso dos PPR que, no último mês do ano, contabilizaram volume recorde em subscrições e coleta líquida, indica informação da France Assureurs.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Vida-poupança: Unit-linked cresce 23,5% em Espanha e 39% em França
{{ noCommentsLabel }}