Morreu o histórico dirigente do PCP Jaime Serra aos 101 anos

  • Lusa
  • 9 Fevereiro 2022

Era militante do PCP desde 1936 e em 1937, com apenas 15 anos, “foi preso pela primeira vez”, de acordo com o partido.

O histórico dirigente do PCP Jaime Serra morreu esta quarta-feira, com 101 anos, anunciou o Comité Central do partido, que recordou uma vida “dedicada à luta contra o fascismo, pela liberdade e a democracia”.

“O Secretariado do Comité Central do PCP informa, com profunda mágoa, do falecimento hoje, dia 09, aos 101 anos de idade, de Jaime Serra, um dos mais destacados dirigentes do PCP, que dedicou toda a sua vida à luta da classe operária, dos trabalhadores e do povo português. Uma vida dedicada à luta contra o fascismo, pela liberdade e a democracia, por uma sociedade nova, o socialismo e o comunismo”, dá conta um comunicado do partido.

Jaime Serra nasceu em 1921 em Alcântara (Lisboa) e tinha completado 101 anos em 22 de janeiro. Era militante do PCP desde 1936 e em 1937, com apenas 15 anos, “foi preso pela primeira vez”, de acordo com o partido.

Em 1940, Jaime Serra começou a trabalhar como operário traçador naval no Arsenal do Alfeite, em Almada (distrito de Setúbal), onde trabalhou durante sete anos, passando à clandestinidade em setembro de 1947.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Morreu o histórico dirigente do PCP Jaime Serra aos 101 anos

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião