Jovem que planeava ataque a Universidade fica em prisão preventiva

O jovem de 18 anos detido esta quinta-feira por planear um ataque na Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa foi ouvido esta sexta-feira em primeiro interrogatório judicial

O jovem de 18 anos suspeito de planear um ataque terrorista à Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa vai ficar em prisão preventiva. O magistrado de instrução aceitou a indiciação por terrorismo.

A Unidade Nacional Contraterrorismo (UNCT) da Polícia Judiciária (PJ) confirmou esta quinta-feira ter apreendido “vastos elementos de prova”, entre os quais várias armas proibidas e documentação com um plano detalhado da ação criminal a desencadear, a um jovem de 18 anos que estaria a planear atacar estudantes da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa.

Num comunicado com o título “Impedida ação terrorista”, a PJ refere que a investigação que levou à detenção do arguido foi desencadeada “por suspeitas de atentado dirigido a estudantes universitários da Universidade de Lisboa”. O arguido foi detido em flagrante delito pela posse das referidas armas e foi presente na sexta-feira a um primeiro interrogatório judicial, estando indiciado pela prática do crime de terrorismo.

Através da Unidade Nacional Contraterrorismo (UNCT), a PJ encetou a operação esta quinta-feira, cumprindo mandados de busca domiciliária. “Face à gravidade das suspeitas, foi atribuída a máxima prioridade à investigação, a qual permitiria, no dia de hoje, às primeiras horas do dia, interromper a atividade criminosa em curso”, detalha.

Segundo a instituição, foram apreendidos “vastos elementos de prova, que confirmariam as suspeitas iniciais”, tendo sido ainda apreendidos outros artigos, “suscetíveis de serem usados na prática de crimes violentos”, e vasta documentação, “além um plano escrito com os detalhes da ação criminal a desencadear“.

Entretanto, o diretor da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa garante que a segurança dos alunos e dos funcionários nunca esteve em causa. Por isso, os exames marcados para esta sexta-feira estão a decorrer normalmente.

 

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Jovem que planeava ataque a Universidade fica em prisão preventiva

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião