Preços da luz em 2022 trazem “alterações significativas” para a carteira dos portugueses

  • Capital Verde
  • 11 Fevereiro 2022

Com base nos dados do comparador do portal ComparaJá.pt, o aumento dos preços da luz em 2022 fará com que as famílias portuguesas estejam ainda mais atentas ao mercado de energia".

Na hora de escolher um serviço de fornecimento de luz e gás lá para casa, quais são as principais preferências dos consumidores portugueses na contratação de produtos energéticos? Ainda são fiéis ao mercado regulado, preferem a tarifa bi-horária ou a simples, dão valor a que a energia seja de fontes renováveis ou ligam apenas ao preço mais baixo, querem luz e gás no mesmo contrato ou separado?

No que diz respeito aos preços, aquele fator que por norma mais pesa na decisão, Rita Araújo, responsável de energia do ComparaJá, garante que os novos preços de 2022 trouxeram “alterações significativas para a carteira dos portugueses” e existe a possibilidade de o novo ano fazer com que as famílias portuguesas estejam ainda mais atentas ao mercado da energia”.

A responsável revela que, com base nos dados dos utilizadores do comparador de Energia do portal de comparação financeira ComparaJá.pt, durante 2021, é possível saber que cerca de 64,43% das tarifas de energia solicitadas são apenas para eletricidade, enquanto cerca de 33% dos utilizadores da plataforma contrataram um serviço dual (eletricidade e gás), juntando assim os dois serviços no mesmo contrato.

No que diz respeito às potências de eletricidade mais contratadas, apesar das diferenças não serem muitas, 31% dos utilizadores opta pelos 6,9 kVA no momento de contratar uma tarifa de energia. No entanto, a grande maioria dos consumidores em Portugal tem contratada a potência de 3,45 kVA, que permite ter acesso à taxa reduzida de IVA de 6% na parte fixa do contrato.

No gás, o escalão atualmente em comercialização e mais escolhido pelos portugueses neste comparador em 2021 foi o escalão 1 (de 0 a 220 m3 de gás natural por ano). Existem quatro escalões de consumo para clientes domésticos. Quanto maior for o consumo, maior é o escalão.

Feitas as contas, no espaço de quase 12 meses o comparador (lançado em março de 2021) permitiu que quase 2.000 pessoas encontrassem melhores condições de fornecimento de energia, sendo que por norma as pesquisas foram feitas por agregados formados por duas pessoas, e não famílias de maior dimensão.

Goldenergy é a mais verde, Endesa a mais barata na luz e EDP no gás

Além dos consumidores de energia, o comparador reuniu também informações sobre os principais comercializadores a operar em mercado livre em Portugal. Com base nas tarifas recentemente atualizadas em janeiro de 2022, o portal de comparação dividiu as principais comercializadoras diferentes categorias, mediante os perfis de consumo com os dados médios dos utilizadores.

Para apurar a comercializadora mais verde e sustentável, por exemplo, Rita Araújo diz que foi necessário recorrer à análise das rotulagens energéticas publicadas nos respetivos sites das empresas. “Nesta categoria, a GoldEnery apresenta uma percentagem de 100% de energia renovável mas também apresenta algumas vantagens e promoções no momento de contratar painéis solares”, conclui.

Se o tema for preços, o ComparaJá.pt concluiu que “seja qual for o número de pessoas que pertencem ao agregado familiar ou a potência contratada, a tarifa e-luz da Endesa acaba por ser a que apresenta o preço mensal mais reduzido do mercado”. O mesmo acontece nas ofertas duais de luz e gás.

No gás, os dados do comparador revelam que é a EDP que apresenta os valores mensais mais baixos a pagar pelo consumidor em todos os escalões de gás e para todos os agregados familiares.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Preços da luz em 2022 trazem “alterações significativas” para a carteira dos portugueses

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião