ERSE vai leiloar mais 50 MW de eletricidade renovável em fevereiro

No último leilão, os participantes conseguiram comprar eletricidade a 158,76 euros/MWh para fevereiro e 140,53 euros/MWh para março, com a procura a atingir cerca de duas vezes a oferta.

A ERSE – Entidade Reguladora dos Serviços Energéticos anunciou esta sexta-feira a convocatória para o 4.º leilão Extraordinário de Produção em Regime Especial (PRE) no próximo dia 17 de fevereiro, depois do sucesso obtido no último leilão, em que a procura foi cerca de duas vezes superior à oferta disponibilizada, tanto para fevereiro como para março de 2022.

Para entrega partir de 1 de março estarão a negociação no próximo leilão e em venda 50 MW, por um preço de 90 euros/MWh.

Nestes leilões é colocada a licitação a energia adquirida pelo Comercializador de Último Recurso (CUR) — SU Eletricidade (ex- EDP Serviço Universal) — a produtores em regime especial (PRE), ou seja, produtores de energia elétrica com base em fontes renováveis.

No terceiro leilão extraordinário de Produção em Regime Especial, a 20 de janeiro, os participantes conseguiram comprar eletricidade a 158,76 euros/MWh para fevereiro e 140,53 euros/MWh para março, com a procura a atingir cerca de duas vezes a oferta disponibilizada, tanto para fevereiro como para março de 2022.

De acordo com a ERSE, através deste mecanismo procura-se “garantir aos agentes de mercado a aquisição de energia em condições de maior estabilidade de preço e uma menor imprevisibilidade para os consumidores finais”.

No terceiro leilão extraordinário foi disponibilizada energia elétrica para entrega em fevereiro e em março de 2022, ambos com um volume total de 50 MW a um preço de 90 euros/MWh.

Tanto para o mês de fevereiro como para março, registou-se um total de 18 participantes, resultando 11 deles adjudicatários na colocação de energia através deste instrumento.

FevereiroO preço médio ofertado (ponderado por volume) foi de 137,34 euros/MWh e o preço médio ponderado das compras adjudicadas de 158,76 euros/MWh. Este produto começa a ser entregue no dia 1 de fevereiro de 2022.

MarçoO preço médio ofertado (ponderado por volume) foi de 124,24 euros/MWh e o preço médio ponderado das compras adjudicadas de 140,53 euros/MWh. Este produto começa a sua entrega no dia 1 de março de 2022.

Estes leilões foram propostos e aprovados pela ERSE como mecanismo suplementar aos existentes para garantir aos agentes de mercado a aquisição de energia em condições de maior estabilidade de preço e, consequentemente, menor imprevisibilidade para os consumidores finais. Esta aquisição de energia faz-se através de contratos bilaterais com energia proveniente de produção renovável de tarifa garantida.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

ERSE vai leiloar mais 50 MW de eletricidade renovável em fevereiro

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião