Crise na Ucrânia leva investidores a refugiarem-se no ouro e dívida norte-americana

Onça de ouro atinge os 1.856,95 dólares na manhã de segunda-feira, enquanto o iene japonês ganha força face ao dólar. Juros das obrigações norte-americanas a dez anos recuam.

As tensões entre a Rússia e a Ucrânia estão a pressionar a maioria dos ativos de risco, enquanto os investidores buscam refúgio em alguns dos ativos financeiros mais comuns para esse efeito. Os juros das obrigações do Tesouro norte-americanas estão a descer, os preços do ouro estão a subir e o iene japonês ganha força face ao dólar.

Por volta da hora do almoço em Lisboa, os juros de referência das Treasuries a dez anos caíam 2,4 pontos base, para 1,927%, sinalizando uma maior procura por dívida norte-americana. O preço das obrigações move-se no sentido inverso ao das yields.

Em simultâneo, o preço da onça de ouro subia 0,81%, para 1.856,95 dólares. Já o iene japonês avançava 0,20%, para 0,868 dólares.

O receio de uma invasão da Rússia à Ucrânia, numa altura em que mais de 100 mil tropas russas circundam o país, está a agitar os mercados financeiros no arranque da semana.

Os investidores estão a vender ações, enquanto os preços da eletricidade e do gás natural dispararam e o petróleo aproxima-se dos 100 dólares por barril.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Crise na Ucrânia leva investidores a refugiarem-se no ouro e dívida norte-americana

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião