MetLife fechou 2021 a diminuir negócio e lucros na região EMEA

  • ECO Seguros
  • 14 Fevereiro 2022

Desinvestimentos na Rússia, Grécia e Polónia penalizaram o desempenho financeiro da companhia na região EMEA, de forma mais evidente no último trimestre do ano.

A MetLife, companhia norte-americana de referência no mercado de seguros de Vida, registou crescimento de 22% nos lucros, averbando resultado líquido de 6,35 mil milhões de dólares em 2021. O montante de prémios de seguro cresceu 1,8%, para cerca de 50,4 mil milhões de dólares.

A receita total, incluindo resultados de investimentos – que cresceram 25%, para cerca de 21,4 mil milhões – ascendeu a 71,08 mil milhões de dólares, contra 67,84 mil milhões um ano antes. Em base GAAP (norma contabilística geralmente aceite), o montante consolidado em prémios de seguro (sem comissões) ascendeu a 41 009 milhões de dólares, praticamente estabilizado face aos 42,03 mil milhões de 2020.

Num comunicado com indicadores anuais e os números do último trimestre do exercício, a companhia reporta 1,18 mil milhões de dólares de lucro trimestral, contra 124 milhões no 4º trimestre de 2020, sem indicação de variação percentual, mas a explicar que no trimestre comparável do ano anterior contabilizou perdas mais elevadas com produtos derivados.

O desempenho financeiro da MetLife no quarto trimestre e ano completo de 2021 foi notável,” comentou Michael Khalaf, presidente e CEO da MetLife Inc, destacando os ganhos por ação (lucro atribuível a acionistas).

No último trimestre de 2021, o montante de receitas contabilizadas, incluindo prémios de seguro e comissões, diminuiu 4%, para cerca de 15,2 mil milhões de dólares, com comportamentos diferenciados (de lucro e receita) através das regiões onde a companhia opera.

Na região EMEA (Europa Médio Oriente e África), segundo a seguradora, a refletir desinvestimentos e negócios vendidos na Rússia, Grécia e Polónia, a companhia registou quebra de 48% (-45% a taxas de câmbio constantes) apresentando resultado de 42 milhões de dólares. No conjunto do ano, o resultado da MetLife na região EMEA diminuiu 9%.

Também a refletir o efeito dos referidos desinvestimentos (e a ofuscar o crescimento na Turquia), o montante de prémios de seguro decresceu 12% no trimestre, totalizando 621 milhões de dólares no negócio EMEA.

Nos EUA, o resultado ajustado de elementos não recorrentes desceu 37%, para 640 milhões, penalizado por ambiente de subscrição menos animador, enquanto a Ásia cresceu 19% e a América Latina disparou, de 14 milhões no último trimestre de 2020, para lucro de 125 milhões de dólares, beneficiando de declínio na sinistralidade associada à pandemia de Covid-19, referiu.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

MetLife fechou 2021 a diminuir negócio e lucros na região EMEA

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião