Salvador Caetano assume distribuição da Renault na Suécia e Dinamarca

O grupo de Gaia, que emprega 6.750 pessoas e está presente em 41 países, assume o negócio de distribuição das marcas Renault, Dacia e Alpine nos dois países nórdicos, em parceria com a sueca Hedin.

A Salvador Caetano aliou-se à sueca Hedin Mobility para comprar a subsidiária do Grupo Renault na Suécia, que inclui a sucursal na Dinamarca, passando assim a controlar as atividades de importação e distribuição das marcas Renault, Dacia e Alpine nesses dois países nórdicos.

A joint venture (50%-50%) foi anunciada esta terça-feira pela construtora automóvel de origem francesa, destacando a “forte experiência [dos parceiros de negócio] na distribuição automóvel e profundo conhecimento dos mercados locais, o que permitirá capitalizar as competências das equipas locais e fortalecer a parceria com a rede de concessionários”.

Para o grupo de Vila Nova de Gaia, que soma 6.750 colaboradores e está presente em 41 países – onde representa 25 marcas com contratos de importação e 26 marcas de retalho e distribuição automóvel, investimentos na indústria ou serviços de mobilidade –, este acordo permite “prosseguir os seus planos de expansão na Europa, entrando na região nórdica”.

“A parceria com o Grupo Hedin Mobility e o reforço da duradoura cooperação com o Grupo Renault são pilares importantes para a implementação da nossa estratégia”, sustenta Miguel Ramos, CEO do Grupo Salvador Caetano, citado num comunicado de imprensa que especifica, sem quantificar, que esta transação envolve a transferência dos atuais funcionários e a aquisição de todas as atividades da rede de concessionários na Suécia e na Dinamarca.

Este acordo permite prosseguir os planos de expansão na Europa, entrando na região nórdica. Esta parceria e o reforço da duradoura cooperação com o Grupo Renault são pilares importantes para a implementação da nossa estratégia.

Miguel Ramos

CEO do Grupo Salvador Caetano

Sediada em Mölndal, a sudeste de Gotemburgo, e especializado em distribuição e retalho automóvel, o Hedin Mobility Group emprega atualmente 6.200 pessoas e tem uma estimativa de vendas de 230 mil veículos para 2022. O portefólio do grupo sueco inclui 33 marcas automóveis com representação em mais de 210 localizações distribuídas também pela Noruega, Dinamarca, Bélgica, Suíça e Alemanha.

Philippe Buros, vice-presidente do Grupo Renault para a área de vendas, marketing e serviços, justifica que a Salvador Caetano e a Hedin Mobility são “parceiros de longa data” e foram “escolhidos pela sua complementaridade”. “Graças a este acordo e à nossa ampla gama de veículos eletrificados, estou muito confiante de que o Grupo Renault alcançará a sua ambição Renaulution na Suécia e na Dinamarca”, acrescenta.

Apresentado em janeiro do ano passado pelo CEO do grupo, Luca de Meo, o plano Renaulution abrange a Renault, a Dacia e a Alpine, criando a marca Mobilize com quatro modelos próprios para responder às necessidades da mobilidade partilhada. Além da diminuição da capacidade de produção, com a correspondente redução dos custos em três mil milhões de euros até 2025, destaca-se o lançamento de 24 novos modelos neste período, dos quais pelo menos uma dezena serão 100% elétricos.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Salvador Caetano assume distribuição da Renault na Suécia e Dinamarca

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião