Sonae Sierra investe 42 milhões em torre de escritórios no Porto

Projeto na Zona Industrial em parceria com o Grupo Ferreira terá nove pisos - cada um com 2.000 metros quadrados - e enquadra-se na nova estratégia da empresa liderada por Fernando Guedes de Oliveira.

A Sonae Sierra anunciou esta terça-feira que vai investir 42 milhões de euros na construção de uma torre de escritórios com nove andares localizada na Zona Industrial do Porto, “próxima da A28 e da VCI, a 10 minutos do aeroporto e a 5 minutos da Boavista”. O projeto vai nascer na Rua Eng. Ferreira Dias em parceria com o Grupo Ferreira e deverá estar concluído no final de 2023.

Este complexo de escritórios conta com cerca de 19.000 metros quadrados de área bruta de construção, incluindo 338 lugares de estacionamento subterrâneos. Cada piso terá cerca de 2.000 metros quadrados – sem barreiras ou colunas – e terá varandas com uma vista panorâmica de 360º para a cidade, lê-se num comunicado de imprensa, que não detalha a quantidade de empresas que vão ocupar o edifício.

A torre de escritórios terá uma “arquitetura contemporânea”, da autoria da Broadway Malyan, contando com áreas amplas e flexíveis. Terá “especial ênfase na flexibilidade, inovação e sustentabilidade, priorizando a qualidade dos espaços, o conforto e o bem-estar das pessoas”, refere a Sonae Sierra. O projeto foi ainda concebido mediante “exigentes requisitos de sustentabilidade”, de modo a proporcionar um elevado desempenho ambiental e energético.

Este projeto de promoção imobiliária fora dos shoppings enquadra-se num dos quatro eixos em que assenta a nova estratégia do grupo sediado na Maia. Após construir mais de 40 centros comerciais, quer “alavancar essa experiência em promoção imobiliária para se dedicar a outros usos”, incluindo em projetos de raiz. O presidente executivo, Fernando Guedes de Oliveira, anunciou em novembro, num encontro com jornalistas, no Porto, que o objetivo é investir mil milhões de euros nos próximos cinco anos em mais 300 mil metros quadrados de novos projetos que não centros comerciais e “sempre em parcerias, no mínimo, de 50%/50%”.

Ora, este novo projeto vai nascer precisamente através de uma “parceria 50/50” entre a Sonae Sierra e o Grupo Ferreira, que tem Rui d’Ávila como administrador. Será um “complexo de escritórios de última geração na Zona [Industrial] do Porto, beneficiando de uma localização privilegiada, com bons acessos à autoestrada, excelente rede de transportes públicos, estacionamento privado e espaços verdes exteriores”.

Citado em comunicado, Alexandre Fernandes, administrador da área de Developments da Sonae Sierra, afirma que este projeto se “enquadra no objetivo estratégico da Sonae Sierra de ser um player chave na reconversão urbana e no desenvolvimento das cidades do futuro, através da promoção de projetos urbanos sustentáveis, diferenciadores e inovadores”.

O licenciamento da torre de escritórios já está concluído, prevendo-se que as obras comecem no segundo semestre de 2022 e fiquem concluídas até ao final de 2023.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Sonae Sierra investe 42 milhões em torre de escritórios no Porto

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião