Ataque russo à Ucrânia terá resposta “rápida e alinhada”, avisa Von der Leyen

  • Lusa
  • 16 Fevereiro 2022

Presidente da Comissão Europeia garantiu no Twitter, após telefonema com primeiro-ministro do Canadá, que resposta a um ataque russo à Ucrânia será rápida e "totalmente alinhada" entre os aliados.

A presidente da Comissão Europeia disse que a resposta dos aliados se a Rússia agredir a Ucrânia estará “totalmente alinhada e será rápida”, acrescentando que as sanções contra Moscovo começarão pela “parte superior da escala”.

Ursula Von der Leyen fez a afirmação numa mensagem publicada no Twitter, na qual informou sobre um telefonema que manteve com o primeiro-ministro canadiano, Justin Trudeau, com quem falou sobre “os últimos acontecimentos em torno da Ucrânia”.

“Reafirmámos que a nossa resposta comum a qualquer nova agressão russa estará totalmente alinhada e será rápida. As sanções começarão na parte superior da escala”, escreveu.

A presidente da Comissão Europeia também falou sobre o mesmo assunto com o primeiro-ministro britânico, Boris Johnson, com quem a União Europeia está “a coordenar, em conjunto com os EUA e o Canadá, as sanções em caso de uma maior agressão russa”, segundo escreveu noutro tweet.

Um porta-voz de Downing Street, residência oficial do primeiro-ministro britânico, disse que ambas as partes devem continuar a trabalhar para “preparar um conjunto de medidas económicas que castiguem a Rússia se esta violar a soberania da Ucrânia”.

Segundo o porta-voz, Von der Leyen e Johnson estiveram de acordo que “o mundo deve manter-se vigilante nas próximas horas e dias”, sobre a situação na Ucrânia.

Biden ainda vê ataque à Ucrânia como “claramente possível”

No mesmo sentido, o presidente dos EUA, Joe Biden, disse que ainda é “claramente possível” que a Rússia invada a Ucrânia, depois de Moscovo anunciar a retirada de algumas unidades militares.

Num discurso a partir da Casa Branca, Biden disse que o seu Governo “ainda não confirmou” a alegada retirada de unidades russas da fronteira com a Ucrânia, como anunciado hoje pelo Kremlin.

A questão vai marcar a reunião de dois dias dos ministros da Defesa da NATO que começa na quarta-feira em Bruxelas.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Ataque russo à Ucrânia terá resposta “rápida e alinhada”, avisa Von der Leyen

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião