PSI-20 sobe 0,4% impulsionado pelo BCP. EDP Renováveis cai apesar de mais lucros

Acompanhando a tendência positiva das bolsas europeias, o PSI-20 arrancou esta quarta-feira em terreno positivo. Apesar de ter revelado que melhorou os lucros em 2021, a EDP Renováveis está em queda.

O PSI-20 arrancou esta quarta-feira em alta, recuperando pela segunda sessão consecutiva das quedas provocadas pela tensão militar entre a Rússia e a Ucrânia. O principal índice nacional está a subir 0,4%, para 5.666,42 pontos, depois de ter subido mais de 2% na sessão anterior.

Lisboa acompanha os ganhos registados nas principais praças europeias. O francês CAC-40 sobe 0,4%, o espanhol IBEX-35 valoriza 0,3% e o alemão DAX avança 0,2%. O britânico FTSE 100 está inalterado. O Stoxx 600, o índice que agrega as 600 principais cotadas europeias, valoriza 0,3%.

Em Lisboa, a maior parte das cotadas segue em alta. O destaque vai para a Ibersol, que sobe 2,82%, para 5,1 euros, seguindo-se o BCP, com uma valorização de 2,35%, para 20,06 cêntimos. Nota ainda para a Pharol, que valoriza 1,73%, para os 8,8 cêntimos, e a Altri, que avança 1,13%, para 5,79 euros.

A travar maiores ganhos no PSI-20 está a EDP Renováveis, que regista uma queda de 0,56% para os 17,7 euros. Esta desvalorização das ações da empresa de energia renovável acontece no dia em que, antes do início da sessão, revelou o seu desempenho financeiro e operacional no ano passado.

A EDP Renováveis lucrou mais 18% em 2021, num total de 655 milhões de euros, mais 99 milhões de euros do que no ano anterior, revela a empresa em comunicado enviado esta quarta-feira à Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM). Em 2020, o “braço” renovável do grupo EDP tinha lucrado 556 milhões de euros, tendo melhorado o seu desempenho mesmo durante a pandemia.

Ações da EDP Renováveis em Lisboa:

Além da EDP Renováveis, também a Jerónimo Martins desliza 0,38%. para 19,92 euros. A Galp Energia desvaloriza 0,32%, para 9,94 euros.

A Novabase e a Ramada Investimentos estão inalteradas.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

PSI-20 sobe 0,4% impulsionado pelo BCP. EDP Renováveis cai apesar de mais lucros

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião