Máscara mantém-se obrigatória nos espaços públicos fechados

O Governo avançou com um alívio de medidas, mas continuam a estar previstas algumas situações em que é obrigatório o uso de máscara. É o caso dos espaços públicos fechados.

A utilização de máscara continua a ser obrigatória em locais interiores públicos, bem como em espaços exteriores em situações de grandes concentrações de população, determinou o Conselho de Ministros esta quinta-feira. A decisão acontece no seguimento das recomendações dos peritos na reunião de quarta-feira no Infarmed.

“Permanece a obrigatoriedade de utilização da máscara em todos os espaços interiores de acesso ao público, onde ainda hoje é exigida”, disse a ministra do Estado e da Presidência, em conferência de imprensa após Conselho de Ministros. Aqui, deu como exemplo serviços públicos, estabelecimentos comerciais e salas de aula.

Mariana Vieira da Silva acrescentou que também em “eventos de muito grande dimensão”, mesmo ao ar livre, como por exemplo os estádios, continuará a ser obrigatório o uso de máscara.

“Nesta fase há uma manutenção das medidas de uso da mascara, enquanto o nível de infeção e de óbitos é elevado. Na próxima fase, será possível ter a máscara apenas como utilização em caso de existência de sintomas ou recomendação em casos de maior risco“, disse a ministra.

Na reunião de Conselho de Ministros esta quinta-feira, o Governo decidiu ainda acabar com a recomendação do teletrabalho, e eliminou a exigência de certificados no acesso a bares, restaurantes e hotéis. Além disso, os estabelecimentos comerciais deixam de ter lotação máxima.

Esta quarta-feira, os especialistas recomendaram acabar com as limitações de acesso a lojas, bares e discotecas e com a máscara a ser apenas obrigatória em espaços interiores públicos, serviços de saúde e transportes. Na reunião no Infarmed, os peritos consideraram que estavam reunidas as condições para reduzir as medidas restritivas, mas defenderam que “é preciso manter a vigilância”.

(Notícia atualizada às 13h46 com mais informação)

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Máscara mantém-se obrigatória nos espaços públicos fechados

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião