Rússia insiste que tropas na Crimeia estão a regressar às bases

Unidades do exército de tanques da Rússia começaram a regressar às bases permanentes após "a conclusão dos exercícios planeados em campos de treinamento", disse o Ministério russo.

Depois de já ter sinalizado que algumas tropas estavam a recuar, o exército russo adiantou esta quinta-feira que dez comboios militares com “cargas grandes, pesadas e perigosas” deixaram a Crimeia, avança a imprensa russa.

As unidades do exército de tanques da Rússia do Distrito Militar Ocidental começaram a regressar às bases permanentes após “a conclusão dos exercícios planeados em campos de treinamento”, disse o Ministério da Defesa russo num comunicado divulgado na manhã desta quinta-feira, citado pela BBC News.

Os tanques e veículos blindados rastreados estão a ser transportados por ferrovia por cerca de 1.000 quilómetros, segundo o Ministério russo, que não adiantou detalhes sobre onde os campos de treino estavam localizados e para onde as tropas estão a regressar agora.

A Rússia tinha já sinalizado no início da semana que algumas tropas estavam a regressar às bases. No entanto, o anúncio foi recebido com algum ceticismo e o secretário-geral da NATO, Jens Stoltenberg, disse na altura que não se observou uma redução do número de militares.

Entretanto, os Estados Unidos acusaram a Rússia de ter aumentado o contingente militar na fronteira com a Ucrânia em sete mil tropas nos últimos dias, apesar da retirada parcial das forças anunciada por Moscovo.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Rússia insiste que tropas na Crimeia estão a regressar às bases

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião