Câmara de Faro investe 13,4 milhões para transformar Fábrica da Cerveja num “hub” criativo

Edifício será um espaço de criação, exibição e de encontro para agentes culturais e sociais. Uso vai assentar numa rede de parcerias locais, regionais, nacionais e internacionais.

A Câmara de Faro vai reabilitar um dos edifícios mais icónicos da cidade. Trata-se da Fábrica da Cerveja, que vai ser transformada num centro para a arte e criatividade, num processo que demorará cerca de cinco anos até ficar totalmente concluído. O investimento é de 13,4 milhões de euros e insere-se na candidatura de Faro a Capital Europeia da Cultura 2027.

Localizado na Cidade Velha de Faro, junto das muralhas e numa parte do antigo castelo, está a Fábrica da Cerveja. Foi construída entre 1930 e 1940, embora nunca tenha funcionado verdadeiramente como uma fábrica. Entre 1968 e 1992 foi ocupado pela Cervisul (sociedade distribuidora de cerveja e vinhos do sul) e pelo Regimento de Infantaria do Sul até ser comprada pela Câmara de Faro em 1999, lê-se no site daquela autarquia.

A Fábrica da Cerveja engloba, assim, parte das muralhas e torres do castelo e as antigas instalações da Fábrica de Cerveja Portugália. “O desejo de reabilitar o edifício não é novo”, diz fonte oficial da Câmara ao ECO. “Nos últimos anos foram dados passos decisivos para a sua concretização. A recuperação financeira da autarquia permite agora projetar novos investimentos”.

Fábrica da Cerveja, em Faro.D.R.

Por isso, e também no âmbito da candidatura de Faro a Capital Europeia da Cultura 2027 (embora não esteja dependente disso), a Fábrica da Cerveja vai ser reabilitada. “Será um centro para a arte e para a criatividade. Será um espaço de criação, exibição e de encontro para agentes culturais e um espaço de uso público com possibilidade de usufruto diário numa lógica de encontro para todos”, diz a autarquia.

A intervenção passa por várias fases, sempre procurando “manter a imagem da fábrica”. Será criado um novo edifício nas traseiras da fábrica, onde ficarão as salas de apoio à produção musical, e outro na Praça Afonso III, que servirá de apoio na relação entre o Museu Municipal de Faro e a Fábrica da Cerveja. O espaço envolvente ao museu será requalificado através da criação de novos edifícios e derrubando os muros que criam um pátio interior.

As obras na fábrica serão feitas em quatro fases, estimando-se que as duas primeiras possam estar concluídas em 2026 ou 2027. “Caso Faro seja Capital Europeia da Cultura, a 3.ª fase será acelerada para 2027”, diz a autarquia, notando que “a 4.ª fase está dependente da evolução das três primeiras”.

“Com este programa pretende-se conservar a dinâmica que já existe no espaço abrindo-o à participação de todos”, nota a Câmara de Faro ao ECO, adiantando que a fábrica terá um modelo de gestão autónomo do município, “potenciado a gestão híbrida com agentes culturais e criativos”.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Câmara de Faro investe 13,4 milhões para transformar Fábrica da Cerveja num “hub” criativo

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião