Intel investe 20 mil milhões de dólares numa fábrica de “chips” no Ohio

  • ECO
  • 21 Janeiro 2022

Esta nova fábrica de chips deverá criar 3.000 postos de trabalho permanentes e soma-se a outros investimentos da tecnológica norte-americana no Arizona e no Novo México.

A tecnológica norte-americana Intel planeia investir pelo menos 20 mil milhões de dólares numa nova fábrica de chips no Estado norte-americano Ohio, avança The Wall Street Journal esta sexta-feira, referindo que tal poderá criar 3.000 postos de trabalho permanentes. O objetivo é contornar as atuais carências de chips a nível mundial, fruto de uma procura internacional cada vez maior por produtos digitais.

A Intel quer voltar a ser líder na produção de chips, fornecendo-os também a outras empresas. A fabricante compete com a também norte-americana Nvidia que, em 2020, ultrapassou a Intel como a empresa de semicondutores mais valiosa dos EUA. Já em 2021, a Intel foi ultrapassada pela sul-coreana Samsung como a principal fabricante de chips nos EUA.

As fabricantes de chips têm respondido às carências do mercado com o anúncio de novos investimentos em mais fábricas — a Intel já tinha anunciado investimentos no Arizona e Novo México –, aproveitando também os apoios públicos que alguns Governos têm anunciado. Os analistas antecipam que a escassez de chips vai começar a melhorar este ano, mas assumem que os desequilíbrios entre procura e oferta deverão persistir em 2023.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história e às newsletters ECO Insider e Novo Normal.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Intel investe 20 mil milhões de dólares numa fábrica de “chips” no Ohio

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião