Portuguesa Shilling reforça Founders Fund com mais 22 milhões de euros

O novo reforço contou com o "extremo interesse" por parte de investidores nacionais e internacionais. Atualmente, a empresa tem algumas posições em aberto.

A Shilling reforçou o Founders Fund, fundo de investimento que lançou em 2021 com e para os fundadores para apoiar startups em fase seed, com mais 22 milhões de euros, perfazendo agora 52 milhões de euros. A Atomico foi um dos investidores.

“Mais capital significa mais e maiores bilhetes e mais capacidade para acompanhar as melhores empresas, que nos ajudarão a ser mais competitivos a nível nacional e internacional, e a continuar a atrair negócios para Portugal utilizando a Plataforma Shilling”, afirma Pedro Santos Vieira, managing partner da Shilling, citado em comunicado.

Apoiado exclusivamente por capital privado, este é o maior fundo de capital de risco 100% privado na fase inicial em Portugal. Criado por fundadores, com fundadores e para fundadores, o Shilling Founders Fund, lançado em abril de 2021, faz de cada um dos empreendedores parte do fundo, e fornece o apoio que gostariam de ter tido quando estavam a começar. Permite ainda aos empreendedores — agora também investidores — apostarem nos mesmos projetos que a Shilling apoia e, ao mesmo tempo, seguirem de perto startups e modelos de negócio para os quais podem contribuir, graças às suas experiências anteriores.

“Desde o início temos investido em áreas chave como saúde digital, fintech, mobilidade, futuro do trabalho e blockchain. Tendo investidores nacionais e internacionais interessados em investir mais capital no nosso Fundo de Fundadores, valida a nossa tese sobre como podemos ter impacto no ecossistema, de fundadores para fundadores”, diz Ricardo Jacinto, managing partner da Shilling.

Além dos empreendedores, os membros da equipa da Shilling e os seus Founder LPs também fazem parte do processo. Fundo e investidores, partilham o pódio e os lucros. A Shilling pretende construir uma equipa desta comunidade, onde todos os fundadores se apoiam mutuamente, potenciando a sua experiência, as suas redes de contactos e o seu networking.

Fundada em 2011 por Hugo Gonçalves Pereira, António Casanova, Diogo da Silveira, João Coelho Borges, Juan Alvarez e Pedro Rutkowski, a equipa da Shilling foi reforçada, nos últimos cinco anos, pelos fundadores Ricardo Jacinto (Elecctro), Miguel Santo Amaro (Uniplaces/Coverflex), Pedro Ramalho Carlos (IP) e Pedro Santos Vieira (GoodGuide).

Atualmente, a empresa a está a contratar para várias posições, nomeadamente associate, head of platform e Marcom.

Desde 2011, a Shilling fez 20 investimentos, incluindo empresas como Unbabel, Uniplaces, Best Table e Switch.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Portuguesa Shilling reforça Founders Fund com mais 22 milhões de euros

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião