Trump e Melania vão vender NFT de momentos-chave da sua passagem pela Casa Branca

  • Lusa
  • 18 Fevereiro 2022

A coleção de objetos numéricos autenticados consiste em “10 obras de arte numéricas originais, destacando momentos emblemáticos da presidência Trump" na Casa Branca.

Donald Trump e a sua mulher Melania Trump querem vender 10 mil NFT (representação criptográfica) que ilustrem os momentos-chave do mandato do antigo presidente dos EUA, anunciou quinta-feira a Parler, rede social pró-Trump, adiantou a AFP.

A coleção de objetos numéricos autenticados consiste em “10 obras de arte numéricas originais, destacando momentos emblemáticos da presidência Trump, como a visita de 4 de julho ao Monte Rushmore e o Natal na Casa Branca”, indica um comunicado. As obras só serão reveladas no momento da venda.

Melania Trump lançou no ano passado a sua própria plataforma de NFT, com exemplares numéricos de uma aguarela a representar os seus olhos “azul-cobalto”.

De acordo com o site de informação Vice, a primeira venda em leilão, em janeiro, foi dececionante e os organizadores compraram eles mesmos a coleção. A antiga primeira-dama garantiu que se tratava de uma compra por um intermediário.

Os NFT do milionário norte-americano e ex-presidente dos EUA, batizados de ‘POTUS TRUMP NFT’, serão vendidos a um preço fixo de 50 dólares cada um, através do site usamemorabilia.com, a 21 de fevereiro, dia feriado nos Estados Unidos em honra dos presidentes americanos.

É também a data em que a rede social de Donald Trump, “Truth Social”, deverá ser lançada oficialmente, ainda que os media americanos avancem que ela só esteja operacional em março.

A plataforma foi apresentada por Trump como uma alternativa ao Facebook, Twitter e Youtube, das quais foi banido, acusado de ter incitado os seus apoiantes à violência antes do ataque ao Capitólio, a 06 de janeiro de 2021.

O empresário de 75 anos alimenta as dúvidas sobre a sua intenção de tentar novamente uma investidura republicana para uma nova corrida à Casa Branca.

Atualmente está a ser investigado, em processos civis e criminais, sobre a gestão das suas empresas, as suas declarações fiscais, sobre as manobras para se tentar manter no poder depois da derrota nas eleições presidenciais de novembro de 2020 e sobre a gestão de documentos oficiais que deviam ter sido entregues aos Arquivos Nacionais americanos.

A venda de NFT na segunda-feira será em parte gerida pela rede social Parler, que opera o site de vendas e os objetos numéricos “surpresa” serão registados através da blockchain Solana, base de uma criptomoeda que negociava em torno dos 95 dólares a unidade pelas 18h00 de quinta-feira, de acordo com o site coinbase.com.

Esta é a única forma de pagamento aceite para licitar nos leilões de Melania Trump, que abrange também objetos físicos.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história e às newsletters ECO Insider e Novo Normal.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Trump e Melania vão vender NFT de momentos-chave da sua passagem pela Casa Branca

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião