Volkswagen chega a acordo preliminar para IPO da Porsche

Volkswagen AG e a Porsche Automobil Holding estão a negociar um possível IPO da Porsche. Marca de luxo pode ficar avaliada em 90 mil milhões de euros.

A Volkswagen e o seu principal acionista, a Porsche Automobil Holding, chegaram a um acordo preliminar para uma oferta pública inicial (IPO, na sigla em inglês) da Porsche AG, avança a Reuters (acesso pago, conteúdo em inglês). Poderá ser uma das maiores estreias alemãs no mercado em anos.

Os analistas estimam que a fabricante de automóveis de luxo possa valer até 90 mil milhões de euros num IPO, abaixo dos cerca de 116 mil milhões de euros de valor de mercado da Volkswagen. Um possível IPO também poderá mudar o equilibro de poderes na maior fabricante automóvel da Europa, que foi cuidadosamente elaborada após uma aquisição fracassada da Volkswagen pela Porsche em 2009, resultando na compra da Porsche.

A Volkswagen pode emitir um número igual de ações ordinárias e preferenciais da Porsche AG no potencial IPO e poderá ainda distribuir um dividendo especial para conseguir apoio, diz a Reuters, citando fontes próximas do processo.

Uma das fontes citadas pela Reuters diz que o CEO da Volkswagen, Herbert Diess, apresentou um esboço básico dos planos do IPO aos representantes do conselho supervisor no início desta semana, após discussões sobre o assunto no último fim de semana. Uma reunião do conselho de supervisão estava agendada para esta terça-feira, mas foi cancelada por muitas questões permanecerem sem solução.

De acordo com um comunicado enviado esta terça-feira pelas duas entidades, lê-se que ambas estão a “negociar um acordo de enquadramento”, que terá de ser aprovado pelo conselho de administração e analisado pelo conselho de supervisão da Volkswagen AG.

As ações da Volkswagen e da Porsche SE dispararam mais de 10% e 15%, respetivamente, com os investidores à espera que um possível IPO pudesse fazer crescer o valor de mercado da marca Porsche e dar à Volkswagen influência financeira extra para a mudança para veículos elétricos.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Volkswagen chega a acordo preliminar para IPO da Porsche

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião