Regulador europeu recomenda dose de reforço para crianças com mais de 12 anos

EMA recomenda aprovação da dose de reforço da vacina Comirnaty da Pfizer/BioNTech para crianças a partir dos 12 anos, e considera que resposta imunitária será “pelo menos” igual à de um adulto.

A Agência Europeia do Medicamento (EMA – sigla inglesa) recomendou a aprovação da dose de reforço da Pfizer/BioNTech para crianças a partir dos 12 anos, avançou esta quinta-feira a agência em comunicado.

A agência anunciou que uma dose de reforço da vacina Comirnaty, da Pfizer/BioNTech, pode vir a ser distribuída, conforme apropriado, entre crianças a partir dos 12 anos de idade. “O comité considerou que as evidências disponíveis são suficientes para concluir que a resposta imunitária a uma dose de reforço em adolescentes seria pelo menos igual à de adultos”, acrescentou a agência, em comunicado.

O parecer da EMA será agora enviado à Comissão Europeia de modo que seja emitida uma decisão final quanto ao uso da vacina na União Europeia. Contudo, caberá a cada Estado-membro avaliar a possível implementação de uma campanha de reforço junto desta faixa etária. Em outubro passado, a agência aprovou a dose de reforço da Comirnaty a todas as pessoas com 18 ou mais anos, bem como a Spikevax da Moderna pouco depois.

Na quinta-feira foi também recomendada a aprovação da vacina Spikevax em crianças entre os 6 e os 11 anos de idade, além de que a Comirnaty já foi aprovada para uso em crianças com cinco ou mais anos. Além destas vacinas, já foram aprovadas as respetivas doses da AstraZeneca, Johnson & Johnson e Novavax dentro da União Europeia.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Regulador europeu recomenda dose de reforço para crianças com mais de 12 anos

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião