Preços da gasolina e gasóleo sobem mais de 2% em janeiro

Em janeiro, o preço de venda ao público (PVP) médio da gasolina simples 95 aumentou 2,5%, para 1,762 euros por litro, face a dezembro, enquanto o PVP do gasóleo subiu 2,9% para 1,624 euros por litro.

Em janeiro, o preço de venda ao público (PVP) médio da gasolina simples 95 aumentou 2,5%, para 1,762 euros por litro, face ao mês anterior, enquanto o PVP médio do gasóleo subiu 2,9% para 1,624 euros por litro. Subidas são acompanhadas pela escalada dos preços de petróleo nos mercados internacionais.

No boletim mensal do mercado dos combustíveis e GPL, a Entidade Reguladora dos Serviços Energéticos (ERSE) sinaliza que, em janeiro, o PVP médio da gasolina simples 95 aumentou para 1,762 euros por litro, face aos 1,720 euros por litro registados em dezembro de 2021 e face aos 1,774 registados em novembro de 2021. Trata-se, portanto de um aumento de 2,5% face ao mês anterior, “acompanhando o comportamento do preço do barril de petróleo no mercado internacional“.

O regulador sublinha ainda que os “hipermercados continuam a apresentar as ofertas mais competitivas”, praticando um valor 1,1% inferior ao dos operadores do segmento low cost e 6,1% inferiores aos dos postos de abastecimento que operam sob a insígnia de uma companhia petrolífera”, representado uma diferença de 10,9 cêntimos por litro.

Os impostos continuam a representar a maior fatia na cobrança dos preços da gasolina, representando 55,5% do total da fatura em janeiro, seguida pela cotação e frete (30,7%).

Esta tendência é igualmente seguida no gasóleo simples, cujo PVP médio aumentou 2,9% em janeiro para 1,624 euros por litro, também à boleia da escala dos preços do “ouro negro”. Este valor contrasta com os 1,578 euros por litro praticados em dezembro de 2021 e com os 1,606 euros por litro em novembro de 2021.

Também aqui os hipermercados mantêm as ofertas mais competitivas, “apresentando preços médios de cerca de 9,7 cêntimos por litro abaixo do PVP médio nacional” e seguidos pelas ofertas low cost (em média 1,555 euros por litro). “A maior fatia do PVP paga pelo consumidor corresponde à componente de impostos (49,7%), seguida do valor da cotação internacional e frete (34,8%), acrescenta a ERSE.

Por distritos, Braga e Aveiro registaram os preços de gasóleo e gasolina mais baixos, enquanto Bragança, Beja, Faro e Lisboa apresentaram os preços mais altos.

Consumo de combustíveis recua 12,7% em janeiro

Os consumos globais de combustíveis derivados de petróleo sofreram um decréscimo de 80,3 quilotoneladas (kton) em janeiro para 551,1 kton, o que representa um recuo de 12,7% face a dezembro de 2021.

Não obstante, quando comparado com janeiro de 2021, verificou-se um aumento de 22,6% no consumo (mais 101,6 kton), à boleia do aumento do consumo de jet (131,6%), de gasolina (30,4%) e de gasóleo (14,3%). Em contrapartida, verificou-se uma redução no consumo de GPL (-14,2%).

A escala de preços dos combustíveis poderá ainda ser mais acentuada nos próximos tempos, dado que atualmente o preço dos barris de Brent, de referência europeia, está a tocar máximos da década, numa altura em que se acentuam os receios de que as sanções económicas aplicadas à Rússia possam causar uma disrupção nas exportações de petróleo, reduzindo a oferta num mercado já desequilibrado por uma forte procura pós-pandémica. Face a esta situação, na próxima semana, o gasóleo vai disparar 14 cêntimos, enquanto a gasolina vai subir oito cêntimos.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Preços da gasolina e gasóleo sobem mais de 2% em janeiro

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião