SaltPay admite “constrangimentos” na adesão ao AUTOvoucher

A grande afluência dos últimos dias à plataforma AUTOvoucher está a provocar "constrangimentos pontais", não impedindo, no entanto, "o sistema de efetuar registos e reembolsos", confirmou a SaltPay.

A grande afluência dos últimos dias à plataforma AUTOvoucher está a provocar “constrangimentos pontais”, confirmou fonte oficial da SaltPay ao ECO, acrescentando, no entanto, que esta situação não impediu “o sistema de efetuar registos e reembolsos”.

Durante os últimos três dias, tem-se registado uma grande afluência ao site do IVAucher, pelo que têm existido constrangimentos pontuais, os quais não impediram o sistema de efetuar registos e reembolsos. O sistema está a funcionar, apenas com constrangimentos momentâneos“, confirmou fonte oficial da SaltPay, a empresa de pagamentos que operacionaliza o programa IVAucher e AUTOvoucher, em resposta ao ECO.

O Governo anunciou na sexta-feira que iria aumentar o valor do AUTOvoucher de cinco euros para 20 euros mensais, por forma a mitigar a escalada de preços dos combustíveis. Este anúncio deu um impulso ao interesse dos portugueses por este programa, sendo que nos últimos dias vários utilizadores denunciaram que o site não está a dar resposta aos pedidos de adesão.

Nesse contexto, a SaltPay justifica estes “constrangimentos pontuais”, com o anúncio do Governo, bem como com o “volume extraordinário de transações, decorrente do aumento das idas aos postos de combustíveis no fim de semana“. Recorde-se que durante este fim de semana houve uma “corrida” aos postos de abastecimento, em antecipação à subida dos preços. Não obstante, a empresa espera que os constrangimentos possam ser ultrapassados “ao longo do dia de hoje”.

A avalanche de acessos ao site do AUTOvoucher já havia sido sinalizado pela SaltPay ao ECO no domingo, sendo que este acesso é fundamental uma vez que a adesão dos consumidores à plataforma do IVAucher é uma condição necessária para aceder ao apoio. Há três requisitos aderir a este programa: é preciso ter o NIF inscrito na plataforma do IVAucher/Autovoucher; é preciso fazer o consumo num posto de combustível aderente; e é preciso fazer esse pagamento com um cartão bancário de um dos bancos aderentes (a maioria dos bancos que operam em Portugal estão incluídos nesta medida) e que esteja em nome do contribuinte.

Nos últimos dias, a maior movimentação gerada pelos contribuintes no site do IVAucher tem aumentado as reclamações dirigidas à SaltPay no Portal da Queixa. Entre 28 de fevereiro e 6 de março, o número de queixas disparou 69% face à semana anterior, sendo que só nos últimos dois dias (5 e 6 de março) as reclamações dirigidas à operadora representam 29% do total de queixas verificado desde o início do ano, adianta a entidade, em comunicado. As dificuldades com o reembolso e os problemas com a inscrição/adesão são os principais motivos de queixa.

(Notícia atualizada pela última vez às 16h31)

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