“Seria um disparate absoluto” regressar à produção de energia com carvão, diz Matos Fernandes

  • ECO
  • 7 Março 2022

O ministro do Ambiente aponta que voltar à produção de energia a partir do carvão "custaria muito dinheiro" a Portugal e sublinha que, face à guerra na Ucrânia, esta hipótese não está em cima da mesa.

O ministro do Ambiente e da Ação Climática não tem dúvidas de que o regresso de Portugal à produção de energia a partir do carvão “custaria muito dinheiro”. Em entrevista ao Jornal de Negócios (acesso pago), João Pedro Matos Fernandes avançou que o país pagava 100 milhões de euros por mês só para o funcionamento da central do Pego.

Por isso, o governante considera que, “do ponto de vista do preço, está absolutamente claro que seria um disparate absoluto” voltar a ter o carvão como fonte de produção energética. Assegurando que, face à guerra na Ucrânia, todas as hipóteses estão “a ser avaliadas”, Matos Fernandes afirma que esta “não está, neste momento, em cima da mesa”.

Além disso, o ministro diz não ter “a mais pequena dúvida de que o carvão faria com que a pressão sobre os preços da eletricidade fosse maior ainda”, sublinhando que a aposta a fazer é “nas fontes renováveis”. “A eletricidade barata é aquela que é produzida a partir de fontes renováveis”, continua, acrescentando que, “se Portugal já produzisse 100% da eletricidade a partir de fontes renováveis, não haveria discussão alguma sobre o preço da eletricidade“.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

“Seria um disparate absoluto” regressar à produção de energia com carvão, diz Matos Fernandes

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião