Economia portuguesa vai travar por causa da guerra, mas ultrapassará nível de 2019, diz ISEG

Os economistas do ISEG não têm dúvidas de que a economia portuguesa vai travar por causa da invasão russa na Ucrânia, mas consideram que ainda assim ultrapassará o nível pré-pandemia de 2019.

Até ao momento, os dados económicos para Portugal mostram que a atividade continua a recuperar no primeiro trimestre. Porém, os economistas do ISEG admitem que haverá um impacto económico negativo da invasão russa na Ucrânia, o que irá travar o crescimento. Mesmo assim, a economia portuguesa deverá conseguir ultrapassar o nível pré-pandemia, antecipa a síntese de conjuntura do ISEG de março divulgada esta terça-feira.

“Apesar da emergência da situação de guerra na Ucrânia provocada pela invasão russa e pelas sanções económicas desencadeadas, é pouco provável que tal venha a afetar o crescimento esperado para o primeiro trimestre que irá acelerar em termos homólogos, principalmente devido ao efeito base decorrente do confinamento de há um ano e à retoma mais generalizada da atividade interna”, explicam os economistas do ISEG.

No início de fevereiro, o Grupo de Análise Económica do ISEG tinha admitido que o PIB português podia crescer 10% em termos homólogos no primeiro trimestre de 2022 uma vez que o trimestre homólogo foi de contração económica (5,4%) por causa do segundo confinamento, o qual comparava com o primeiro trimestre de 2020 em que a economia já tinha caído 2,6%.

“Em fevereiro, antes da invasão da Ucrânia, os indicadores de confiança gerais subiram em Portugal e na Europa sinalizando a expectativa de ultrapassagem da crise sanitária e de retoma plena e crescimento da atividade económica”, acrescentam.

Fonte: Síntese económica de conjuntura de março do ISEG

No entanto, depois dessa fase, “é de admitir que a situação de guerra na Ucrânia e as sanções económicas impostas à economia russa venham a provocar uma desaceleração do crescimento económico na Europa que acabará por vir a ter impacto negativo no crescimento português”. Os economistas do ISEG confirmam que a dependência direta entre Portugal e a Rússia ou a Ucrânia é “pouco significativa”, mas o impacto indireto vai sentir-se por duas vias.

A primeira será através de “impactos negativos sobre economias com as quais Portugal se relaciona mais (por exemplo, Alemanha)”. A segunda via, “talvez mais importante, por via de um aumento adicional e duradouro dos preços da energia que se estenderá rapidamente aos restantes setores da atividade económica o que irá prolongar e alavancar a situação de inflação atualmente vivida e que poderá vir a limitar o crescimento da procura interna real e da procura externa no futuro“.

Perante este cenário, os economistas não têm dúvidas de que “é altamente provável que alguma desaceleração no crescimento potencial da economia portuguesa se venha a registar na segunda metade do ano”, tal como já admitiu o ministro das Finanças, apesar de admitirem que continue a haver “grande incerteza” sobre o conflito e os impactos económicos “duradouros”. Menos certo é a intensidade dessa desaceleração.

“Apesar disso, com a informação atual, ainda não há base objetiva para uma revisão quantificada do crescimento da economia portuguesa, embora se admita, com base na dinâmica interna recente, que continua a ser provável que o PIB de Portugal venha a conseguir ultrapassar o nível de 2019 em 2022“, perspetivam. Isto é, mesmo com uma travagem, o PIB português deverá conseguir crescer o suficiente para alcançar o nível de atividade registado no quarto trimestre de 2019.

Mas, “em qualquer dos casos, os riscos negativos aumentaram”, avisam os economistas do ISEG, sem revelar novas projeções económicas para o primeiro trimestre ou para o conjunto do ano.

Para 2022, as previsões variam entre 5,1% (Conselho das Finanças Públicas e Fundo Monetário Internacional) e 5,8% (Banco de Portugal e OCDE), com o Governo a situar-se numa posição intermédia nos 5,5%. Contudo, como o próprio FMI já alertou, esta guerra na Europa deverá ter consequências “severas” na economia mundial, principalmente nos países europeus. É expectável que o Governo reveja em baixa o crescimento do PIB deste ano no Orçamento do Estado para 2022 que deverá apresentar no início de abril.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Economia portuguesa vai travar por causa da guerra, mas ultrapassará nível de 2019, diz ISEG

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião