Já se vende gasolina premium a 2,199 euros por litro

Subida histórica dos combustíveis leva gasolina 98 aditivada para 2,199 euros por litro em algumas bombas. Atestar com gasóleo simples ainda é mais barato do que encher o depósito de gasolina 95.

A gasolina 98 aditivada chega a custar 2,199 euros por litro esta semana em algumas bombas, o preço máximo encontrado pelo ECO no portal Mais Gasolina, um site que agrega informação comunicada pelos próprios consumidores.

Na sexta-feira, foi noticiado que o preço da gasolina simples iria subir oito cêntimos por litro, enquanto o do gasóleo aumentaria 14 cêntimos esta semana. A notícia levou muitos portugueses a atestar o depósito na sexta ou no fim de semana, em antecipação à maior subida de sempre no preço dos combustíveis.

Na segunda-feira de manhã, já com novos preços em vigor, as televisões davam conta de um cenário de mais acalmia nas bombas, depois das filas que se observaram no sábado e domingo. Mas, ao contrário do que muitos temiam, atestar o depósito de um carro a gasóleo continua a ser mais barato do que um automóvel a gasolina.

É na Galp da Ajuda que o ECO encontrou o preço mais elevado. Segundo o Mais Gasolina, este posto estará a vender o litro de gasolina 98 aditivada a 2,199 euros. A gasolina 95 simples custa 2,034 euros e a gasolina 95 aditivada ronda os 2,084 euros. Neste posto, o gasóleo simples custa 1,959 euros e o gasóleo Evologic 2,009 euros.

Mais a norte, no posto da Galp de Matosinhos Sul, o litro de gasolina 98 aditivada custará 2,189 euros, de acordo com dados do Mais Gasolina. A gasolina simples custará 2,024 euros por litro e a gasolina 95 aditivada vende-se a 2,074 euros. Já o gasóleo custa 1,949 euros no mesmo posto. Valor que sobe para 1,999 euros no caso do gasóleo Evologic.

Novamente em Lisboa, a BP de Carnaxide vende a gasolina 95 simples a 2,039 euros por litro e a 98 premium a 2,159 euros. Para atestar o carro a diesel e pagar menos de dois euros, só mesmo com gasóleo simples, que custa 1,959 euros, contra os 2,079 euros a que custa o gasóleo aditivado.

Os combustíveis mais baratos vendem-se nas bombas low-cost, como é exemplo a Prio de Arroja, onde todos os preços mantêm-se abaixo dos dois euros. É ainda o caso da bomba da Cepsa do Estádio Universitário, por exemplo.

Os preços médios dos combustíveis estão a subir há várias semanas. Segundo o Mais Gasolina, a média da gasolina 98 premium é de 2,149 euros por litro, enquanto o diesel aditivado custa, em média, 1,987 euros. São preços mais elevados do que as referências da Entidade Nacional para o Setor Energético (ENSE). A entidade coloca a gasolina em 1,86 euros por litro e o gasóleo em 1,833 euros.

Esta escalada dos preços dos combustíveis rodoviários está relacionada com o aumento do preço do barril de Brent nos mercados internacionais, impulsionado pela invasão da Rússia à Ucrânia e a expectativa de que o Ocidente possa avançar com um embargo ao petróleo russo. Os futuros do petróleo do Mar do Norte para entrega em maio dispara 5,9%, para mais de 125 dólares, tendo já transacionado acima dos 139 dólares, um máximo de 2008.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Já se vende gasolina premium a 2,199 euros por litro

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião