Direto Líderes europeus contra via rápida para adesão da Ucrânia à UE. Guerra já destruiu 100 mil milhões de dólares em ativos no país

  • ECO
  • 10 Março 2022

Rússia confirmou o uso de armas termobáricas, numa guerra que já destruiu 100 mil milhões de dólares em ativos na Ucrânia. Corredores humanitários permitiram saída de 35 mil civis.

No 15.º dia de ofensiva militar russa na Ucrânia, o dia é marcado pela diplomacia. Os dirigentes dos 27 países da União Europeia reúnem-se esta quinta e sexta-feira em Versalhes, uma cimeira há muito agendada, mas que agora será totalmente dominada pelo conflito. A adesão da Ucrânia à UE também está na ordem do dia, mas o primeiro-ministro holandês sinaliza que os países ocidentais estão contra uma “via rápida”.

O conflito já provocou cerca de 2,2 milhões de refugiados, dezenas de mortos e está a afetar a economia mundial. Segundo a Moody’s o crescimento económico global deverá cair para 3,4% este ano ou, na pior das hipóteses, para 2%, quando a previsão anterior, em fevereiro, era de 4%. A invasão russa terá também destruído cerca de 100 mil milhões de dólares em ativos na Ucrânia, segundo um funcionário do Governo de Kiev.

Os chefes da diplomacia russa, Sergueï Lavrov, e o ucraniano, Dmytro Kuleba, encontraram-se esta quinta-feira na Turquia, pela primeira vez desde o início da invasão, mas a reunião terminou sem acordo de cessar-fogo.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Líderes europeus contra via rápida para adesão da Ucrânia à UE. Guerra já destruiu 100 mil milhões de dólares em ativos no país

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião