Mundo poderá enfrentar crise alimentar devido à guerra na Ucrânia, alerta bilionário russo

  • ECO
  • 14 Março 2022

A guerra poderá provocar uma crise global de alimentos, dado que os preços dos fertilizantes estão a aumentar, o que leva os agricultores a não conseguirem comprá-los, diz Andrei Melnichenko.

A guerra na Ucrânia poderá desencadear uma crise global de alimentos, dado que os preços dos fertilizantes estão a aumentar rapidamente, o que leva os agricultores a não conseguirem comprá-los, alerta Andrei Melnichenko, bilionário russo ligado ao setor dos fertilizantes e carvão, citado pela Reuters (acesso condicionado, conteúdo em inglês).

Em comunicado, o bilionário russo, que nasceu na Bielorrússia e é filho de mãe ucraniana, aponta que a situação na Ucrânia é “trágica”, sinalizando que “uma das vítimas desta crise será a agricultura e a alimentação”. A invasão russa à Ucrânia “já levou ao aumento dos preços dos fertilizantes que não estão mais acessíveis aos agricultores“, avisou Melnichenko, fundador da EuroChem, uma das maiores produtoras de fertilizantes da Rússia.

Nesse contexto, o bilionário russo alerta que esta crise desencadeará uma subida dos preços dos alimentos ainda mais elevada na Europa e levará “provavelmente à escassez de alimentos nos países mais pobres do mundo”.

Recorde-se que o Ministério do Comércio e Indústria da Rússia pediu aos produtores de fertilizantes do país para interromperem temporariamente as exportações desses produtos no início deste mês. A Rússia é um dos principais produtores de fertilizantes do mundoresponsável por 13% da produção mundial –-, que contêm potássio, fosfato e nitrogénio, produtos fundamentais para as culturas e para os solos.

Na semana passada, também o Presidente da Rússia, Vladimir Putin, admitiu um aumento dos preços dos alimentos a nível mundial, devido à escalada de preços dos fertilizantes, caso os países ocidentais criassem problemas à exportação de fertilizantes da Rússia.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Mundo poderá enfrentar crise alimentar devido à guerra na Ucrânia, alerta bilionário russo

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião