Governo aperta regras da atribuição de nacionalidade a judeus sefarditas

  • ECO
  • 16 Março 2022

Caso estivessem em vigor no passado, estas regras teriam impedido a atribuição de nacionalidade portuguesa ao oligarca russo Roman Abramovich.

O Conselho de Ministros aprovou em fevereiro um decreto-lei, que já foi promulgado pelo Presidente da República, para reforçar a regulamentação da atribuição de nacionalidade a judeus sefarditas, exigindo que haja uma ligação concreta a Portugal comprovada através de documentos, revela o Público esta quarta-feira.

Em causa está, por exemplo, a prova de uma herança de um imóvel em Portugal ou de visitas a território nacional ao longo da vida. Caso estivessem em vigor no passado, estas regras teriam impedido a atribuição de nacionalidade portuguesa ao oligarca russo Roman Abramovich. Até aqui apenas tinham de comprovar a descendência de judeus sefarditas, cuja certificação era delegada à Comunidade Israelita do Porto (CIP) e à Comunidade Israelita de Lisboa (CIL).

O decreto-lei não terá efeitos retroativos, mas deverá contribuir para reduzir o número de candidatos à cidadania portuguesa. Foi em 2013 que se aprovou por unanimidade uma revisão à Lei da Nacionalidade que abria a possibilidade de se atribuir a nacionalidade portuguesa a descendentes de judeus sefarditas expulsos de Portugal no final do século XV. Já em 2020 houve uma tentativa de mudar a lei por parte do PS para evitar a comercialização da cidadania portuguesa.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Governo aperta regras da atribuição de nacionalidade a judeus sefarditas

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião