Superiate de oligarca russo preso na Noruega por falta de combustível
Fornecedores locais recusam-se a abastecer o superiate de Vladimir Stezhalkovsky, oligarca russo que fez fortuna com o níquel e foi agente do KGB.
Um superiate detido por um oligarca russo está preso a norte da Noruega por falta de combustível, noticia o The New York Times esta quarta-feira.
O navio, que tem o nome de Ragnar, é propriedade de Vladimir Strzhalkovsky, um antigo agente do KGB, e está parado porque os fornecedores locais se recusam a abastecer a embarcação.
O jornal escreve esta quarta-feira que o navio está atracado no porto de Narvik há várias semanas, contando com uma tripulação de 16 pessoas.
“Porque é que havíamos de os ajudar? Eles podem remar até casa, ou usar uma vela”, disse Sven Holmlund, fornecedor local de combustível, citado pelo jornal.
O oligarca não está abrangido pelas sanções do Ocidente, pelo menos até ao momento. Mas Strzhalkovsky é próximo do Presidente russo Vladimir Putin, tendo feito fortuna na mineração de níquel, segundo o jornal.
Políticos de vários partidos na Noruega têm apelado ao Governo para que confisque o navio, mas o executivo considera não ter forma de o fazer de forma unilateral, sem orientação europeia.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Superiate de oligarca russo preso na Noruega por falta de combustível
{{ noCommentsLabel }}