Portuguesa Stratio usa IA para ajudar autocarros da TST a cortar custos

A startup é a única empresa nacional englobada no consórcio internacional do qual também participam a Axians e Datik. O acordo é válido por 7 anos. 

A portuguesa Stratio vai equipar com tecnologia de manutenção preditiva os 339 autocarros integrados no projeto da TST na AML, para a recém-criada Carris Metropolitana, que irá servir 2,7 milhões de passageiros na região. Projeto terá início em julho.

A startup tecnológica nacional, que atua na manutenção preditiva de frotas em tempo real com base em IA, vai instalar em todos os veículos da TST a sua tecnologia visando prevenir avarias, reduzir custos e eliminar as paragens forçadas. É a única empresa nacional englobada no consórcio internacional do qual também participam a Axians e Datik. O acordo é válido por 7 anos.

“Esta modernização tecnológica visa promover a minimização das disrupções dos serviços e assim poupar centenas de milhares de pessoas ao incómodo de atrasos nos transportes públicos, com autocarros mais confortáveis, sustentáveis, acessíveis e eficientes. Esta aposta tecnológica terá um grande impacto nas 200 milhões de viagens que os passageiros fazem, anualmente, nos transportes públicos da região”, justifica a empresa em comunicado.

O projeto visa servir os mais de 300 autocarros da TST — do grupo Arriva — que, no âmbito da reorganização das operações de transporte em Lisboa pela Autoridade de Transporte de Passageiros, vão servir três dos concelhos da AML, Almada, Seixal e Sesimbra.

A Stratio já permite zero tempo de inatividade (zero downtime) a 5 das 10 maiores empresas de transporte da Europa, América do Norte, Ásia-Pacífico e América Latina. A tecnologia da Stratio possibilitou o transporte de 1,3 mil milhões de pessoas até agora.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Portuguesa Stratio usa IA para ajudar autocarros da TST a cortar custos

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião