Stratio levanta 10,6 milhões para acelerar expansão e duplicar equipa
Presente na Europa, América do Norte, América Latina e Ásia, a startup entra assim numa "nova fase de crescimento global, pretendendo desenvolver ainda mais a plataforma".
A portuguesa Stratio levantou 12 milhões de dólares (cerca de 10,6 milhões de euros) numa ronda de financiamento série A. Com esta injeção de capital, a plataforma líder de manutenção preditiva de frotas em tempo real pretende “acelerar a sua expansão, aumentar a capacidade de I&D e duplicar a equipa até ao final de 2022″, para 120 pessoas.
“Temos o produto mais disruptivo a nível mundial para a indústria dos transportes. Com este investimento queremos atrair engenheiros de diferentes áreas para continuar esse desenvolvimento, contribuindo assim para eliminar os tempos de paragens forçadas que afetam a economia global e a vida das pessoas a cada dia. A manutenção preditiva da frota em tempo real da Stratio significa maior qualidade e transporte público mais barato, entregas dentro do prazo, ao mesmo tempo em que conseguimos tornar o transporte mais sustentável”, explicam os cofundadores da Stratio, Ricardo Margalho (CEO) e Rui Sales (presidente), citados em comunicado.
A ronda foi liderada pela Forestay Capital, o braço Deep Tech e SaaS Venture Capital da Waypoint Capital, e contou com a participação dos anteriores investidores Crane Venture Partners.
Lançada em 2017, a tecnológica portuguesa faz manutenção preditiva de frotas em tempo real utilizando Inteligência Artificial, trabalhando com “5 das 10 maiores empresas de transporte do mundo”, ajudando-as a evitar avarias, tempo de inatividade e reduzindo as emissões. Os veículos equipados com sua tecnologia já transportaram até hoje 1,3 mil milhões de pessoas, circulam o globo 20 vezes por dia, percorrendo o equivalente a três viagens até ao sol nesse período, segundo informa.
Até ao final de 2022, a Stratio pretende “duplicar o número de colaboradores até ao final de 2022”, dos atuais 60 para 120, “para responder aos novos desafios tecnológicos do setor de transportes, incluindo ser a referência mundial de manutenção preditiva também ao nível de veículos elétricos”.
Presente na Europa, América do Norte, América Latina e Ásia, a empresa entra assim numa “nova fase de crescimento global, pretendendo desenvolver ainda mais a plataforma”.
A receita recorrente anual da empresa (ARR) cresceu 2700% desde a ronda inicial de investimento, tendo investido uma média de 65% do seu orçamento em investigação e desenvolvimento nesse mesmo período, informa.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Stratio levanta 10,6 milhões para acelerar expansão e duplicar equipa
{{ noCommentsLabel }}