Governo aprova investimento de 52 milhões da Transtejo para compra de 10 barcos elétricos

  • Lusa
  • 17 Março 2022

A entrega do primeiro navio está prevista ainda para este ano. A Transtejo tinha recebido há um ano o visto prévio do Tribunal de Contas para esta aquisição.

O Governo aprovou esta quinta-feira despesa no âmbito do plano da renovação da frota da Transtejo e que contempla a aquisição de 10 navios elétricos, num investimento de 52,4 milhões de euros. A autorização foi aprovada em Conselho de Ministros, segundo o comunicado divulgado após a reunião semanal do executivo.

Contactada pela agência Lusa, fonte do Ministério do Ambiente e Ação Climática adiantou que se trata de investimento no âmbito do plano da renovação da frota da empresa Transtejo e diz respeito à aquisição de dez navios elétricos aos estaleiros espanhóis Gondán.

De acordo com a mesma fonte, a entrega do primeiro navio está prevista ainda para este ano. A Transtejo tinha recebido há um ano o visto prévio do Tribunal de Contas relativo à aquisição destes 10 navios, no valor de 52,4 milhões de euros.

Segundo sublinhou na altura a empresa, ficava concluído o processo legal que “antecede a concretização do projeto de renovação da frota de navios que irá, a partir de 2022, operar nas ligações fluviais de Cacilhas, Montijo e Seixal”, no distrito de Setúbal.

“Com estes navios, que representam um investimento de 52.440.000 euros, a empresa fica com uma frota de navios ambientalmente sustentável, movida por sistema de propulsão 100% elétrico, com consumos energéticos inferiores às dos navios atuais e sem emissões de GEE [em 2019, o consumo de gasóleo foi de cerca de 5,249 milhões de litros, correspondente à emissão de 13.122 toneladas de CO2]”, indo ao encontro das políticas para a descarbonização, frisou a Transtejo.

O concurso para a aquisição destes navios chegou a ser impugnado pelos Estaleiros de Peniche, um dos concorrentes, por considerarem que a solução vencedora “ambiental e economicamente mais prejudicial e com riscos de acidente elétrico”.

A Transtejo assegura as ligações fluviais a Lisboa a partir de Seixal, Montijo, Cacilhas e Trafaria/Porto Brandão.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Governo aprova investimento de 52 milhões da Transtejo para compra de 10 barcos elétricos

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião