Pestana reforça aposta no imobiliário com apartamentos em Porto Covo e Carvoeiro

Cadeia hoteleira tem como objetivo que o imobiliário venha a representar "entre 25% a um terço dos resultados", diz José Roquette.

O Grupo Pestana continua a reforçar a apostar no imobiliário “puro”, sem deixar de lado a componente hoteleira. A cadeia decidiu investir em Porto Covo e no Carvoeiro, onde vai construir 251 apartamentos turísticos. “Somos mais vincadamente investidores hoteleiros”, diz ao ECO José Roquette, Chief Development Officer (CDO) da cadeia hoteleira, adiantando que o objetivo é pôr o imobiliário a representar “entre 25% a um terço dos resultados”.

José Roquette recorda a “primeira grande aposta” do Grupo Pestana no imobiliário — foi no Algarve. “Começámos por investir na área do golfe para combater a sazonalidade dos hotéis e o negócio imobiliário associado ao golfe veio por acréscimo, a que se adicionou a componente da exploração turística”, diz o responsável ao ECO. Depois disso veio o Pestana Tróia Eco-Resort, que levou à criação da marca “Pestana Residences”.

“A estratégia do Grupo Pestana é acentuar cada vez mais a diversificação”, afirma José Roquette. “Queremos diversificar não só por geografia, mas também em tipo de negócio, e por isso evoluímos para o imobiliário”, acrescenta o CDO, revelando que o objetivo é pôr a componente imobiliário a representar “entre 25% a um terço dos resultados”. Em 2021, o peso desse mercado foi de 30%, equivalente a 94 milhões de euros.

Os próximos investimentos já estão a ser preparados, mas o responsável não revela valores. Porto Covo, um destino procurado pelos adeptos de surf, foi uma das localizações escolhidas para a construção de um projeto turístico residencial. O “terreno foi comprado há cerca de quatro meses”, diz José Roquette. O Pestana Porto Covo Village, uma unidade de quatro estrelas, terá 174 apartamentos.

Pestana Porto Covo Village.D.R.

Os apartamentos ficarão inseridos num condomínio privado, que incluirá serviços, espaços de lazer e jardim. Cada apartamento terá piscina privativa. A primeira fase do projeto terá 64 unidades e “está 100% reservada”, diz José Roquette. A segunda fase, com 110 apartamentos, está reservada a 65% e o preço médio varia entre os 450 mil euros e os 500 mil euros.

O Pestana Porto Covo Village terá uma componente turística. “São 174 apartamentos que criam oportunidades de investimento imobiliário para os nossos clientes, mas será um empreendimento turístico gerido impreterivelmente com a marca Pestana“, explica o responsável. Isto é, serão vendidos, mas continuarão a poder ser arrendados sob a marca Pestana, oferecendo rentabilidade aos proprietários.

E o projeto tem despertado o interesse, “sobretudo”, de portugueses, adianta José Roquette, referindo que “a maioria” já são clientes do Grupo Pestana. “À medida que foram dando conta da eficiência da máquina de reservas do Grupo Pestana, com experiência construída na hotelaria e que lhes permitia gerar uma boa ocupação, perceberam o potencial de rentabilidade”, explica.

Outra aposta da cadeia hoteleira é no Algarve, mais concretamente no Carvoeiro. É lá que está a nascer o Pestana Valley Nature, um projeto “com 77 unidades, num misto entre moradias e apartamentos turísticos”. “A localização é especialmente privilegiada, com metade do terreno em reserva natural”, nota José Roquette, referindo que o Pestana já tem naquela zona “quatro campos de golfe e vários hotéis”.

O Grupo Pestana tem em curso a construção de um projeto em Brejos da Carregueira de Baixo, na Comporta, e vai arrancar em breve com as obras do Comporta Village Residences, também na mesma vila. Outro projeto em curso é o Madeira Acqua by Pestana Residences — transformação do antigo Madeira Palácio, comprado ao BCP em 2021, tal como o ECO noticiou na altura. Concluído está o Oásis 21, um edifício com 60 apartamentos em Lisboa.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Pestana reforça aposta no imobiliário com apartamentos em Porto Covo e Carvoeiro

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião