Portugal é o sexto país da UE com menos postos de trabalho por preencher

Em Portugal, apenas 1% dos postos de trabalho que compõem a economia nacional estavam vagos no último trimestre de 2021.

O número de vagas por preencher aumentou na União Europeia (UE), para 2,6% no final do ano passado. Já Portugal está entre os países que registaram uma taxa de postos não ocupados mais baixa no bloco comunitário no último trimestre de 2021, segundo os dados do Eurostat divulgados esta quinta-feira.

Em Portugal, apenas 1% dos postos de trabalho que compõem a economia nacional estavam vagos no final do ano passado, sendo assim o sexto Estado-membro onde a taxa é menor. O valor diminuiu face ao trimestre anterior (1,2%), mas aumentou relativamente ao período homólogo (0,7%).

Abaixo de Portugal só a Roménia e Eslováquia, ambos com uma taxa de vagas por ocupar de 0,9%, e Bulgária, Grécia e Espanha, que registam somente 0,7% lugares por preencher.

Por outro lado, na República Checa, Bélgica, Países Baixos e Áustria, a taxa de postos de trabalho por preencher no último trimestre de 2021 foi superior a 4%.

Olhando para a média comunitária, esta foi de 2,6%, uma subida face aos 2,4% registados no trimestre anterior e também relativamente aos 1,8% no quarto trimestre de 2020. A tendência foi a mesma na Zona Euro, com 2,8% de lugares por preencher, acima dos 2,6% no trimestre anterior e 1,9% no último trimestre de 2020.

O Eurostat divulga também dados relativamente à divisão por setores, que mostram que em Portugal a taxa de lugares vagos foi mais alta nos serviços (1,5%), do que na indústria e construção (1,1%).

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Portugal é o sexto país da UE com menos postos de trabalho por preencher

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião