Reguladores financeiros da UE alertam para riscos de criptoativos

  • Lusa
  • 17 Março 2022

“As Autoridades Europeias de Supervisão (EBA, ESMA e EIOPA — as ESA) alertam os consumidores para o facto de muitos criptoativos serem um investimento altamente arriscado e especulativo", nota a ASF.

As autoridades europeias de supervisão alertaram os consumidores para os riscos dos criptoativos, considerando que são “um investimento altamente arriscado e especulativo”, foi esta quinta-feira anunciado pela ASF.

“As Autoridades Europeias de Supervisão (EBA, ESMA e EIOPA — as ESA) alertam os consumidores para o facto de muitos criptoativos serem um investimento altamente arriscado e especulativo, não sendo adequado para a maioria dos pequenos consumidores enquanto investimento ou meio de troca ou pagamento”, refere um comunicado divulgado hoje pela Autoridade de Supervisão de Seguros e Fundos de Pensões (ASF).

No comunicado conjunto, as autoridades Bancária Europeia (EBA), Europeia de Mercados de Valores Mobiliários (ESMA) e Europeia para Seguros e Pensões Ocupacionais (EIOPA) referem que os consumidores enfrentam “a possibilidade concreta de perderem todo o dinheiro investido se perderem esses ativos”, alertando ainda para a necessidade de estes estarem “atentos aos riscos de publicidade enganosa”.

“Os consumidores devem ser particularmente cautelosos com a promessa de rendimentos rápidos ou elevados, especialmente nos casos em que são demasiado bons para serem verdadeiros”, reiteram. As três autoridades sublinham que por os criptoativos não serem normalmente abrangidos pela proteção existente ao abrigo das atuais regras da União Europeia em serviços financeiros, há uma “ausência de direitos de recurso ou proteção à sua disposição”.

Entre os principais riscos, as autoridades destacam as variações extremas de preço, as informações enganosas, a ausência de proteção, a complexidade do produto, fraudes e atividades maliciosas, a manipulação de mercado, falta de transparência em matéria de preços e baixa liquidez e a pirataria informática, riscos operacionais e questões de segurança.

As autoridades referem ainda que em setembro de 2020 a Comissão Europeia apresentou uma proposta legislativa de regulamento relativo aos mercados de criptoativos que prevê um quadro abrangente para a regulamentação e supervisão dos emitentes e prestadores de serviços de criptoativos.

No entanto, refere o documento, “é importante que os consumidores tenham em conta que a proposta continua sujeita ao resultado do processo colegislativo”. De acordo com as autoras da advertência, há mais de 17.000 criptoativos diferentes.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Reguladores financeiros da UE alertam para riscos de criptoativos

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião