BRANDS' ADVOCATUS Vieira de Almeida: além de uma sociedade de advogados

  • BRANDS' ADVOCATUS
  • 17 Março 2022

João Vieira de Almeida, Sénior Partner da Vieira de Almeida, explica como é que a VdA se tornou uma firma com dimensões que vão muito além da realidade tradicional de uma sociedade de advogados.

A Vieira de Almeida tem origem no escritório do seu fundador, Vasco Vieira de Almeida, que iniciou a sua prática em 1976, depois de vários anos dedicados à banca. A firma cresceu à medida da abertura ao mundo e do desenvolvimento da economia nacional, tendo aumentado significativamente de dimensão a partir do final dos anos 80, com a adesão de Portugal à UE.

O desenvolvimento da VdA desde essa época, enquanto sociedade de advogados, e a estruturação de uma organização em rede, assente numa base colaborativa sob a liderança de João Vieira de Almeida, foram passos determinantes no crescimento de um escritório de seis advogados para uma firma com cerca de 500 pessoas.

João Vieira de Almeida, Sénior Partner da Vieira de Almeida.

Em 2015, a VdA afirma o seu processo de internacionalização, que passou pelo desenvolvimento de uma rede internacional de firmas – a VdA Legal Partners – gerida de forma integrada, presente nos países africanos de língua oficial portuguesa, da África francófona e em Timor-Leste. Este investimento, com foco estratégico sobretudo no desenvolvimento de uma prática altamente especializada em Oil&Gas, assentou na constituição de uma equipa com um conhecimento profundo do ambiente legal e da realidade local destas geografias, fator diferenciador e de reconhecido valor para os clientes.

A construção deste percurso, preenchido de exigentes desafios e com a opção clara pela independência, assentou sempre num compromisso irredutível da VdA para com sua a cultura e valores, com particular foco no espírito de equipa, na sustentabilidade, inovação e no empreendedorismo, consolidando estas dimensões como forças motrizes, aliadas a uma cultura aberta e inclusiva, onde todos os colaboradores têm a justa oportunidade de desenvolver o seu potencial, num ambiente profundamente colaborativo.

“Também focada na excelência da formação, a VdA foi a primeira sociedade de advogados em Portugal a criar uma Academia Corporativa, a VdA Academia, que assumiu como principal missão o desenvolvimento de competências jurídicas, de gestão e de liderança.”

Esta identidade, que se funda no desígnio corporativo de responsabilidade para com as gerações futuras e, também, para com a comunidade, refletiu-se num longo percurso em matéria de responsabilidade e sustentabilidade, que levou à institucionalização desde cedo de um programa pro bono, pioneiro à data no mercado da advocacia, e posteriormente à criação da Fundação Vasco Vieira de Almeida, com a determinação de refletir o papel da VdA num ecossistema ao qual procura ativamente acrescentar valor, como agente catalisador de mudança positiva.

Também focada na excelência da formação, a VdA foi a primeira sociedade de advogados em Portugal a criar uma Academia Corporativa, a VdA Academia, que assumiu como principal missão o desenvolvimento de competências jurídicas, de gestão e de liderança.

Reconhecida consecutivamente pelo Financial Times Firma como firma mais Inovadora da Europa Continental, e por sucessivos prémios internacionais, a VdA constitui hoje um case study de Harvard Law School, pelo seu percurso singular e pela inovação constituir efetivamente um elemento central do seu ADN.

A VdA é uma firma de referência, hoje com cerca de 45 anos, que se concretiza em dimensões que vão muito além da realidade tradicional de uma sociedade de advogados, e que se materializam numa vivencia vibrante e inquieta de valorização da multiculturalidade e da multiplicidade das qualidades humanas que enriquecem a organização, numa combinação de orgulho pela história vivida com a ambição de antecipar o futuro.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Vieira de Almeida: além de uma sociedade de advogados

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião