Principais empresas do Japão acordam maior subida dos salários em sete anos

  • ECO
  • 18 Março 2022

As principais empresas japonesas chegaram a acordo para implementarem o maior aumento anual do salário em sete anos, noticiou o Financial Times.

As principais empresas japonesas chegaram a acordo para implementarem o maior aumento anual do salário em sete anos, noticia o Financial Times (acesso pago). O primeiro-ministro do Japão, Fumio Kishida, eleito em 2021, tem feito campanha por um “novo capitalismo” que diminua a desigualdade entre os mais ricos e os mais pobres. Segundo os dados da OCDE, os salários reais dos japoneses cresceram apenas 0,39% desde 2000.

Os grandes empregadores do país, como a Toyota, a Hitachi e a Toshiba, decidiram aumentar os salários face à aceleração da inflação, com os preços do petróleo e dos cereais a influenciar o custo de vida dos japoneses, tal como acontece em todo o mundo, incluindo na Europa e em Portugal. Porém, de acordo com o FT, a maioria dos aumentos salariais não chega à meta de 3% ambicionada pelo novo Governo japonês.

Com uma das política monetária mais expansionistas entre as economias avançadas, o Japão enfrentou um longo período de baixa inflação ou mesmo deflação (preços a cair). Porém, acompanhando a tendência mundial, os preços aceleraram por causa da pandemia e agravaram-se ainda mais por causa da guerra na Ucrânia. Ainda assim, a taxa de inflação japonesa só deverá ultrapassar os 2% no próximo mês enquanto na Zona Euro já chegou aos 5,9% e nos Estados Unidos atingiu os 7,5%.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Principais empresas do Japão acordam maior subida dos salários em sete anos

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião