AHRESP reforça pedido para pagamento da segunda tranche do incentivo à normalização

A associação do setor da restauração e hotelaria defende que "é da maior urgência que seja efetuada esta regularização, uma vez que o prazo de pagamento previsto já foi largamente ultrapassado".

A Associação da Hotelaria, Restauração e Similares de Portugal (AHRESP) volta a alertar para a falta da segunda tranche do Incentivo Extraordinário à Normalização da Atividade Empresarial, pedindo o “processamento urgente de todos os pagamentos em atraso”. A transferência devia ter sido feita entre o fim de 2021 e o início de 2022.

“A AHRESP apela ao processamento urgente de todos os pagamentos em atraso, referentes à segunda prestação do Incentivo Extraordinário à Normalização da Atividade Empresarial, atribuído pelo Instituto do Emprego e Formação Profissional (IEFP)”, lê-se no boletim diário da associação.

A associação salienta que, “considerando que neste momento não existem apoios à tesouraria para as empresas do setor, apesar de a maioria continuar numa situação financeira muito delicada, é da maior urgência que seja efetuada esta regularização, uma vez que o prazo de pagamento previsto já foi largamente ultrapassado”.

O incentivo à normalização destina-se às empresas que tenham beneficiado, no primeiro trimestre de 2021, do lay-off simplificado ou do apoio à retoma progressiva. Se tiver sido pedido até 31 de maio, este apoio equivale a dois salários mínimos (1.330 euros) por trabalhador que tenha estado, pelo menos, 30 dias num dos dois regimes de apoio ao emprego referidos, sendo este valor pago em duas tranches.

Cerca de duas mil empresas receberam a segunda tranche no final de 2021, mas há empregadores que continuam até agora à espera, ainda que, de acordo com os prazos fixados pelo Governo, a transferência devesse ter sido feita entre o fim de 2021 e o início de 2022. O IEFP disse que no final de janeiro começou a avançar com os pagamentos em falta deste incentivo, mas continuam a surgir queixas.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

AHRESP reforça pedido para pagamento da segunda tranche do incentivo à normalização

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião