Altri aumenta preço da pasta de papel em 50 dólares por tonelada a 1 de abril

A produtora de pasta de papel portuguesa vai acompanhar a decisão da líder mundial Suzano e subir os preços em 50 dólares por tonelada, para a Europa e para a América do Norte, a partir de 1 de abril.

A Altri vai aumentar o preço da pasta de papel em 50 dólares por tonelada, a partir de 1 de abril, confirmou fonte oficial da empresa ao ECO. Este é o terceiro aumento só este ano.

Na segunda-feira, a brasileira Suzano, que é maior produtora mundial de pasta branqueada de eucalipto (BEK), anunciou que vai aumentar os preços entre 50 a 100 dólares por tonelada a partir de abril. Em causa está um aumento de 50 dólares por tonelada para a Europa e a América do Norte, ao passo que no mercado asiático o aumento é de 100 dólares por tonelada, sinaliza a companhia brasileira, em comunicado.

A decisão é justificada com constrangimentos logísticos, a greve na Finlândia, bem como as proibições relacionadas com a importação de madeira e celulose da Rússia, na sequência da invasão à Ucrânia, e a falta de stock. E a Altri decidiu seguir-lhe as pisadas.

A Suzano anunciou um aumento do preço da pasta. A Altri vai acompanhar este aumento de preços“, revelou fonte oficial da empresa liderada por José de Pina, ao ECO, acrescentando que vai “subir os preços em 50 dólares para a Europa e para a América do Norte”.

Com este aumento, a partir de 1 abril “o preço da pasta passa, assim, para 1.250 dólares por tonelada na Europa e para 1.460 dólares por tonelada na América do Norte“, acrescenta fonte oficial da empresa.

Na semana passada, fonte oficial da papeleira já tinha aberto a porta a um novo aumento de preços, dada “a tendência de subida nos preços de mercado a curto-médio prazo”, impulsionada pela guerra entre a Rússia e a Ucrânia. Este é o terceiro aumento da Altri este ano, depois de ter subido os preços em 30 euros por tonelada em fevereiro e em março.

(Notícia atualizada pela última vez às 10h36)

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Altri aumenta preço da pasta de papel em 50 dólares por tonelada a 1 de abril

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião