“Coda” vence Óscar de Melhor Filme. Veja a lista completa dos vencedores

  • Lusa e ECO
  • 28 Março 2022

A cineasta neozelandesa Jane Campion recebeu o Óscar de Melhor Realização por "O Poder do Cão". A noite foi marcada pela bofetada de Will Smith a Chris Rock.

Coda conquistou o Óscar de Melhor Filme, na 94.ª edição dos prémios da Academia de Hollywood, que decorreu esta madrugada em Los Angeles. O filme de Sian Heder foi a grande surpresa da noite. A cineasta neozelandesa Jane Campion recebeu o Óscar de Melhor Realização por O Poder do Cão. O filme que liderava as nomeações, competindo em 12 categorias, acabou por ser o grande derrotado da noite.

Dune conquistou os óscares de Melhor Cinematografia, Melhores Efeitos Especiais, Melhor Som, Melhor Banda Sonora Original, Melhor Montagem e Melhor Direção de Arte. O filme dirigido por Denis Villeneuve somou assim seis Óscares, dos dez para os quais foi nomeado.

Os Óscares de melhores atores foram para Will Smith, pelo desempenho no filme Being The Ricardos, e Jessica Chastain, por The Eyes of Tammy Faye. Os Óscares de melhores atores secundários foram para Ariana DeBose, pelo desempenho em West Side Story, e Troy Kotsur, pelo desempenho em Coda.

Drive my Car, do Japão, venceu o Óscar de Melhor Filme Internacional. Summer Of Soul, de Ahmir Khalib Thompson, conquistou o Óscar Melhor Documentário em longa-metragem. Os Óscares de Melhor Argumento Original e Melhor Argumento Adaptado foram, respetivamente, para Kenneth Branagh, por Belfast, e Sian Heder, por Coda.

Os vencedores contam também com Encanto, de Jared Bush, Óscar de Melhor Longa-Metragem de Animação, e The Windshield Wiper, como Melhor Curta-metragem de Animação.

O Óscar de Melhor Guarda Roupa foi entregue a Jenny Beavan, pelo filme Cruella, batendo o luso-canadiano Luís Sequeira, nomeado nesta categoria pelo filme Nightmare Alley – Beco das Almas Perdidas, do realizador mexicano Guillermo del Toro. Os outros Óscares foram entregues para The Long Goodbye, Melhor Curta-Metragem, The Queen of Basketball, Melhor Documentário em Curta-metragem, e The Eyes of Tammy Faye, Melhor Caracterização.

A Academia de Cinema dos Estados Unidos decidiu, este ano, anunciar oito prémios antes da transmissão televisiva, com o objetivo de agilizar a cerimónia e melhorar as audiências. Durante a cerimónia, foi cumprindo um minuto de silêncio de apoio ao povo da Ucrânia, com apelo à ajuda humanitária.

A noite ficou ainda marcada pelo momento em que o ator Will Smith sobe ao palco e dá uma bofetada ao comediante Chris Rock, depois de este ter feito uma piada envolvendo a mulher de Will Smith, Jada Pinkett Smith. Após a bofetada, Will Smith voltou para o seu lugar e de lá gritou: “Deixa o nome da minha esposa fora da tua boca”. A imprensa internacional avança que Chris Rock não vai avançar com uma queixa por esta agressão.

Ao receber o óscar de Melhor Ator, Will Smith pediu desculpa à família das tenistas Venus e Serena Williams, na base do filme que lhe deu o prémio. “A vida imita a arte e eu tornei-me um pai louco, como o meu personagem”, disse o ator. “Espero que a Academia volte a convidar-me”, acrescentou Will Smith, sem incluir o comediante no pedido de desculpas.

Lista dos vencedores:

Melhor FilmeCODA – No Ritmo do Coração

Melhor Realização – Jane Campion – O Poder do Cão

Melhor Atriz – Jessica Chastain – The Eyes of Tammy Faye

Melhor Ator – Will Smith – King Richard

Melhor Ator Secundário – Troy Kotsur – CODA – No Ritmo do Coração

Melhor Atriz Secundária – Ariana DeBose – West Side Story

Melhor Argumento OriginalBelfast

Melhor Argumento AdaptadoCODA – No Ritmo do Coração

Melhor CinematografiaDune

Melhor MontagemDune

Melhor Filme InternacionalDrive my Car

Melhor Documentário em Longa-metragemSummer of Soul

Melhor Documentário em Curta-metragemThe Queen of Basketball

Melhor Filme de AnimaçãoEncanto

Melhor Curta-metragem de AnimaçãoThe Windshield Wiper

Melhor Curta-metragemThe Long Goodbye

Melhor Banda Sonora OriginalDune – Hans Zimmer

Melhor Canção Original – “No Time to Die” – (No Time to Die)

Melhor Direção de ArteDune

Melhor Guarda-RoupaCruella

Melhores Efeitos EspeciaisDune

Melhor SomDune

Melhor CaracterizaçãoThe Eyes of Tammy Faye

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história e às newsletters ECO Insider e Novo Normal.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

“Coda” vence Óscar de Melhor Filme. Veja a lista completa dos vencedores

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião