783 milhões vs 65 milhões. Portugal goleia Macedónia do Norte em valor de mercado

A Seleção nacional entra em campo esta terça-feira para enfrentar a Macedónia do Norte, em jogo de acesso ao Mundial 2022. No entanto, em termos de valor de mercado, Portugal já goleou o adversário.

Portugal vai entrar no relvado do Estádio do Dragão esta terça-feira para enfrentar a Macedónia do Norte no derradeiro encontro de acesso ao tão desejado Campeonato do Mundo da FIFA, a realizar-se no Qatar no final do ano.

O vencedor da partida garante assim uma das três vagas europeias para o Mundial de 2022 e cujo sorteio da fase final está agendado já para esta sexta-feira.

Frente a frente vão estar duas equipas com realidades bastante distintas uma da outra, tanto na componente desportiva como financeira. Em termos desportivos, a equipa das quinas tem no seu palmarés dois troféus (Campeonato Europeu em 2016 e Taça das Nações em 2019), e conta ainda com sete presenças em fases finais de Mundiais (1966, 1986, 2002, 2006, 2010, 2014, 2018), enquanto do lado dos macedónios, não houve qualquer título conquistado e nenhuma presença em fases finais da prova em questão.

Valores dos plantéis demonstram (elevado) desnível entre seleções

No entanto, é quando olhamos para a parte financeira, mais concretamente para os valores de mercado de cada seleção, que se torna bastante notório o desnível existente entre ambas as equipas. De acordo com o site especializado Transfermarkt, Portugal, que se encontra em 8º lugar do ranking FIFA, está neste momento avaliado em 782,5 milhões de euros (não contém a avaliação de Rúben Dias, pois não fez parte desta convocatória devido a lesão).

Os jogadores portugueses que mais contribuíram para este valor foram Bruno Fernandes (Manchester United), avaliado em 90 milhões de euros, Bernardo Silva (Manchester City), 75 milhões de euros, e João Félix com um valor de mercado de 70 milhões de euros. A título de curiosidade, o capitão da Seleção nacional, Cristiano Ronaldo, está atualmente avaliado em 35 milhões de euros.

Ao contrário da avaliação estratosférica dada a Portugal, do lado da Macedónia do Norte, e segundo os dados disponibilizados pelo mesmo site, a realidade é bem diferente. A equipa orientada por Blagoja Milevski — 67º no ranking da FIFA — está avaliada em apenas 64,7 milhões de euros, ou seja, um valor 12 vezes mais baixo que da equipa das quinas.

Dados retirados do Transfermarkt.

Eljif Elmas (avaliado em 24 milhões de euros), Enis Bardhi (nove milhões de euros) e Arijan Ademi (sete milhões de euros) são os atletas mais valiosos deste plantel que irá enfrentar Portugal esta terça-feira.

Porém, será escusado dizer que não será um duelo fácil para o conjunto de Fernando Santos. Na passada semana, esta seleção da Macedónia do Norte surpreendeu tudo e todos ao eliminar nos instantes finais a Itália de Mancini (0x1), numa partida a contar para as meias-finais do playoff de apuramento para a competição.

Os números e o êxito desportivo estão do lado de Portugal, mas dentro das quatro linhas e num jogo desta importância tudo pode acontecer.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

783 milhões vs 65 milhões. Portugal goleia Macedónia do Norte em valor de mercado

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião